
Turismo E Política Externa Brasileira: De Vargas A Dilma é fruto da tese de Livre-docência “Turismo e Inserção Internacional do Brasil: um foco no Governo Lula (2003/2010)” e do trabalho final de Pós-doutorado “História do Turismo no Brasil: de Vargas a Dilma”, ambos apresentados junto ao Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo pelos pesquisadores Reinaldo Miranda de Sá Teles e Vitor Stuart Gabriel de Pieri, respectivamente.
Vale ressaltar a importante participação da Doutoranda Fabiana de Oliveira do Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo na colaboração com o resultado final do livro.
A ideia desse estudo decorreu da prática com a docência, a pesquisa e a familiaridade com a visão acadêmica nas áreas do Turismo e das Relações Internacionais, tendo sido estimulada pela coordenação do grupo de pesquisa em Turismo Internacional do CNPq, que aborda diversos temas aderentes às áreas em questão e com a consequente realização de vários seminários, envolvendo alunos do Curso de Graduação em Turismo da ECA/USP.
A experiência acumulada a partir das discussões e dos debates levou à produção de novos conhecimentos sobre o turismo na América Latina em geral e, especificamente, sobre o turismo no Brasil.
O amadurecimento dessas ideias induziu a reflexões sobre a possibilidade de um estudo, considerando o turismo brasileiro e a inserção internacional do país, conforme as políticas dos diferentes governantes.
Para entender o panorama da política nacional de turismo implantada no Brasil, nos séculos XX e XXI, e seu rebatimento na política internacional, esta pesquisa destacou os períodos políticos marcados pelo posicionamento de cada presidente, suas ações no campo das políticas públicas especialmente, quanto às políticas de turismo.
Os paradigmas da política externa adotados pelo Brasil, ao longo da historia, foram também avaliados para melhor entendimento dos diferentes graus de sua inserção internacional do país.
Portanto, Turismo E Política Externa Brasileira: De Vargas A Dilma tem como objetivo maior estimular discussões e propiciar reflexões sobre a interface entre as áreas de Turismo e de Relações Internacionais, especialmente no que tange às políticas públicas de turismo e à inserção internacional do Brasil ao longo dos séculos XX e XXI.

Baixe os outros volume da coleção aqui.