Educação No Plural: Da Sala De Aula Ás Tecnologias Digitais

Práticas educativas, um desafio constante e que merece nossa atenção. Os artefatos, as mídias e as novas tecnologias estão aí para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, mas ainda há muito a ser feito.

O desenvolvimento tecnológico abre caminhos antes inimagináveis e, acima de tudo, instigantes. É momento de mudança, de crescimento e de adaptação dos formatos com vistas a alcançar o acelerado universo dos nossos alunos e das nossas alunas, os quais “vivem”, em parte, rodeados por equipamentos que fornecem informações a todo instante. É preciso filtrar, ativar o senso crítico e elaborar táticas inovadoras, aliando as pontas dos fios condutores para a geração do conhecimento.
Educação no plural: da sala de aula às tecnologias digitais fala sobre tudo isso e também sobre colaboração, inclusão, inserção, novos formatos e mídias, aprendizagem e práticas pedagógicas. O primeiro capítulo “A inserção das TIC´s na escola: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento”, dos autores Adilson da Silva, Luciene Correia Santos de Oliveira Luz, Roberta Rodrigues Ponciano e Sônia Ferreira de Jesús, aborda sobre os diferentes usos das tecnologias na educação. Também reflete sobre a importância destas práticas na atual era digital.
O segundo capítulo “As novas tecnologias e a preparação pedagógica para o ensino superior”, de Maria Angélica Penatti Pipitone, Natália Pimentel Esposito-Polesi, Juliana Antonio, Letícia Ferreira Magnin e Sormani Roberto Rosatti, faz uma pesquisa de campo no intuito de verificar se a temática da educação à distância e a inserção das TIC’s são trabalhadas em disciplinas de pós-graduação. A investigação analisou 105 disciplinas de uma universidade do estado de São Paulo.
Tiago Pellizzaro traz o estudo “Ensino presencial versus ensino a distância: reflexões sobre prática docente a partir da realização de dinâmicas”. O capítulo ressalta as peculiaridades dos ensinos presencial e a distância de cursos da área de Comunicação oferecidos pela FTEC de Caxias do Sul.
O capítulo quatro, de Renatto Cesar Marcondes, apresenta o estudo “Ensino formal de empreendedorismo: uma análise das estratégias de formação de empreendedores em psicologia”. A análise realizada foca-se no ensino de empreendedorismo em cursos de Psicologia, bem como aponta oportunidades e alternativas.

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Educação no plural: da sala de aula às tecnologias digitais fala sobre tudo isso e também sobre colaboração, inclusão, inserção, novos formatos e mídias, aprendizagem e práticas pedagógicas. O primeiro capítulo “A inserção das TIC´s na escola: uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento”, dos autores Adilson da Silva, Luciene Correia Santos de Oliveira Luz, Roberta Rodrigues Ponciano e Sônia Ferreira de Jesús, aborda sobre os diferentes usos das tecnologias na educação. Também reflete sobre a importância destas práticas na atual era digital.
O segundo capítulo “As novas tecnologias e a preparação pedagógica para o ensino superior”, de Maria Angélica Penatti Pipitone, Natália Pimentel Esposito-Polesi, Juliana Antonio, Letícia Ferreira Magnin e Sormani Roberto Rosatti, faz uma pesquisa de campo no intuito de verificar se a temática da educação à distância e a inserção das TIC’s são trabalhadas em disciplinas de pós-graduação. A investigação analisou 105 disciplinas de uma universidade do estado de São Paulo.
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O capítulo quatro, de Renatto Cesar Marcondes, apresenta o estudo “Ensino formal de empreendedorismo: uma análise das estratégias de formação de empreendedores em psicologia”. A análise realizada foca-se no ensino de empreendedorismo em cursos de Psicologia, bem como aponta oportunidades e alternativas.

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