
Cinema E Feminismo
- Ciências Sociais, Cinema
- 10 Visualizações
- Nenhum Comentário

Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Raquel Fabiana Lopes Sparemberger & Outras (Orgs.) - Cinema E Feminismo: Interpretações Críticas Sobre O Papel Social Da Mulher
A sociedade está definida para encerrar e estimular as mulheres para que representem um número reduzido de conhecimento cultural, principalmente que estejam afastadas da possibilidade de compreender os motivos das opiniões dominantes na sociedade, uma vez que são os condicionantes de suas vidas particulares.
Compreender a dominação e a opressão das mulheres como interfaces da colonização permite a possibilidade de construir um novo saber e um novo poder.
Sabe-se que as leis não bastam, mas auxiliam. Sabe-se, também, que as causas da culpabilização das vítimas são encontradas na estrutura patriarcal que impõe um duplo padrão de tratamento a homens e mulheres.
O problema envolve as estruturas sociais que levam a esta relação de dominação-exploração. A violência contra a mulher é compreendida como uma manifestação da disparidade de poderes e condições de que gozam homens e mulheres dentro das relações sociais.
Sabe-se, ainda, que o fenômeno tem como matriz a própria cultura que confere ao homem uma posição de superioridade em relação à mulher, o que frequentemente dificulta a percepção de certos comportamentos como violentos, levando inclusive à sua aceitação social.
Portanto, para além das normativas é necessário - e urgente - pensar em como romper, definitivamente, com as relações de poder e em um novo modelo de sociedade.
Cinema E Feminismo possui nove capítulos, autônomos, que abordam filmes e/ou documentários desde uma perspectiva feminista, pontuando o que na maioria das vezes não se vê ou não se pretende enxergar.
Durante meses, pensamos sobre filmes e documentários que assistiríamos e a partir dos quais seria possível lançarmos uma crítica feminista à situação da mulher em nossa sociedade patriarcal, racista e capitalista.
Recomendamos que, antes da leitura de cada capítulo, a leitora ou o leitor assistam ao filme ou ao documentário respectivo, pois, inevitavelmente, os trabalhos abordam aspectos essenciais do enredo.
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.