
O Ouvido Pensante é uma coletânea de ensaios sobre a concepção sonora e musical de seu autor, o músico canadense Murray Schafer. Reunidos em seis grandes grupos temáticos, os textos descrevem a maneira a que Murray, que é professor de música, recorre para despertar seus jovens alunos para o que ele chama de ‘paisagem sonora’, e não apenas para a música como esta é cotidianamente compreendida. Cunhado pelo autor, o conceito de ‘paisagem sonora’ abrange sonoridades em geral, abarcando o inestimável leque de ruídos urbanos e naturais.
A proposta de Schafer é particularmente possível para o Brasil. Não se trata de uma proposta dirigida a alunos especialmente dotados, mas a toda a população, independentemente de talento, faixa etária ou classe social. Além disso, Schafer preocupa-se em particular com os elementos mais simples, com as observações mais corriqueiras: de quantos modos diferentes pode-se fazer soar uma folha de papel? Ou as cadeiras de uma sala de aula? Como sonorizar a história de modo a torná-la reconhecível apenas por seus sons? Como construir uma escultura sonora?
Na primeira parte, O Ouvido Pensante nos leva para a sala de aula propriamente dita. O compositor na sala de aula fala sobre o processo criativo dentro da música, algo que muitas vezes não é trabalhado por professores que focam mais na importância das notas e ritmos corretos.
Em Limpeza de ouvidos, o autor nos convida a expandir conceitos como ruído, silêncio, som, timbre, melodia, entre outros, de uma maneira mais moderna e contextualizada com a sociedade contemporânea em que vivemos.
Já a A nova paisagem sonora trata da interdisciplinaridade possível entre música, geografia, sociologias, comunicação, entre outros assuntos. Assim, o conceito de paisagem sonora começa a ganhar mais força.
Em Quando as palavras cantam, Schafer comenta sobre a conexão entre música e as palavras. Na parte seguinte, O rinoceronte na sala de aula, o autor parte de uma reflexão filosófica sobre música e sua relação com as outras artes e a vida em si.
Finalmente, na última parte, Além da sala de música, vemos ensaios escritos sobre as experiências de campo depois que o autor deixou o mundo do ensino.
