Desafios Da Cartografia Escolar No Ensino De Geografia

O livro que é fruto de uma série de ações motivadas pela preocupação dos organizadores com o tema da Cartografia Escolar e com o Ensino de Geografia.

Sabemos que a Cartografia Escolar é compreendida como um elemento fundamental na formação de professores de Geografia no Ensino Superior, bem como essencial na construção dos conhecimentos dos alunos da Educação Básica, pois contribui para a construção do raciocínio geográfico e do pensamento espacial. Neste texto buscamos contextualizar esse debate a fim de demonstrar suas interfaces e perspectivas frente às atuais questões do contexto educacional brasileiro.

Não é de hoje que a Cartografia faz parte ou se relaciona com o trabalho e as práticas da Geografia. Essa relação vem sendo estabelecida desde a construção e institucionalização da ciência geográfica no século XIX, que se utilizou das representações cartográficas disponíveis na época para desenvolver seus estudos e leituras do espaço. Podemos reconhecer esta proximidade e, ao mesmo tempo, os contextos que contribuíram para causar um hiato entre a Geografia e a Cartografia a partir dos apontamentos de Oliveira.

Nesse sentido, temos visto nos últimos 30 anos, a partir do desenvolvimento de pesquisas, que a valorização e o destaque para o trabalho da Geografia Escolar, articulado com a Cartografia tem contribuído significativamente na construção de um pensamento espacial do aluno.

O livro que apresentamos aqui é fruto de uma série de ações motivadas pela preocupação dos organizadores com o tema da Cartografia Escolar e com o Ensino de Geografia. Apesar desse assunto ser bastante pesquisado, o que também demonstra um grande público interessado nessa temática, suas questões ainda estão longe de serem findadas, principalmente em relação à atuação do professor da educação básica e, consequentemente, a formação do professor de Geografia.

Pensando nisso, foi apresentado em 2018 um projeto de extensão na UEG - Campus Iporá visando conhecer as principais dificuldades dos professores de Geografia da educação básica em trabalhar com mapas e os conteúdos da Cartografia em suas aulas. Como resultado do projeto foi organizado em novembro de 2018 o evento “Desafios da Cartografia Escolar no Ensino de Geografia”.

A proposta foi discutir, junto com os acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia e os professores da rede pública de Iporá e região, os temas apontados durante a parte da pesquisa do projeto. Além disso, a organização do evento teve a pretensão descentralizar a discussão dos grandes centros acadêmicos e aproximar dos estudantes e profissionais da educação geográfica do interior do país os debates atuais e aprofundados sobre a Cartografia Escolar.

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Não é de hoje que a Cartografia faz parte ou se relaciona com o trabalho e as práticas da Geografia. Essa relação vem sendo estabelecida desde a construção e institucionalização da ciência geográfica no século XIX, que se utilizou das representações cartográficas disponíveis na época para desenvolver seus estudos e leituras do espaço. Podemos reconhecer esta proximidade e, ao mesmo tempo, os contextos que contribuíram para causar um hiato entre a Geografia e a Cartografia a partir dos apontamentos de Oliveira.

Nesse sentido, temos visto nos últimos 30 anos, a partir do desenvolvimento de pesquisas, que a valorização e o destaque para o trabalho da Geografia Escolar, articulado com a Cartografia tem contribuído significativamente na construção de um pensamento espacial do aluno.

O livro que apresentamos aqui é fruto de uma série de ações motivadas pela preocupação dos organizadores com o tema da Cartografia Escolar e com o Ensino de Geografia. Apesar desse assunto ser bastante pesquisado, o que também demonstra um grande público interessado nessa temática, suas questões ainda estão longe de serem findadas, principalmente em relação à atuação do professor da educação básica e, consequentemente, a formação do professor de Geografia.

Pensando nisso, foi apresentado em 2018 um projeto de extensão na UEG – Campus Iporá visando conhecer as principais dificuldades dos professores de Geografia da educação básica em trabalhar com mapas e os conteúdos da Cartografia em suas aulas. Como resultado do projeto foi organizado em novembro de 2018 o evento “Desafios da Cartografia Escolar no Ensino de Geografia”.

A proposta foi discutir, junto com os acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia e os professores da rede pública de Iporá e região, os temas apontados durante a parte da pesquisa do projeto. Além disso, a organização do evento teve a pretensão descentralizar a discussão dos grandes centros acadêmicos e aproximar dos estudantes e profissionais da educação geográfica do interior do país os debates atuais e aprofundados sobre a Cartografia Escolar.

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