
Em tempos atuais, o conhecimento segue se constituindo como base para a formação integral dos estudantes que desejam seguir caminho de Prosperidade, também considerando a esfera do saber. A aproximação entre ensino e aprendizagem converge com um cenário no qual velocidade se faz uma importante variável. Tal variável impacta positivamente o compartilhamento de informações, favorecendo o desenvolvimento de competências e atitudes requeridas pelos profissionais da contemporaneidade.
Por certo, as experiências dos estudantes ao longo de seus percursos, de seus desenvolvimentos, também trazem para mais próximo a busca por consciência e aprimoramentos. Consciência, em sentido amplo, também alinhada com constantes mudanças e adaptações. De forma geral, são diversos os autores que abordam o pensar sobre processos de formação. De forma objetiva, podem ser entendidos como urgentes os aspectos relacionados ao protagonismo dos estudantes, bem como às suas capacidades de comunicação, pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas complexos.
Ao abordar, assim, de forma suscinta, questões educacionais e profissionais pelas quais guardo particular apreço, compreendo algumas das razões pelas quais o autor deste livro – um amigo, companheiro, e colega de carteira ao nível do curso de doutorado em Engenharia Química, no período em que juntos estivemos e convivemos (2013-2016) – me convidou para escrever o início deste seu projeto.
Vocês, leitores, poderão observar, nas páginas que se seguem, a reunião de temas e assuntos diversos, com âmbito técnico-científico, abordados com autonomia pelos estudantes universitários do curso Engenharia Química, quando os orientou, enquanto professor mentor, no Brasil.
Nessa busca, engenheiras e engenheiros, em formação, mobilizam conhecimentos prévios, pensando criticamente, desenvolvendo habilidades e competências Hard e Essential, abrangendo circunstâncias reais, aspirações e expectativas, com propósitos de Educação Continuada – Lifelong Leraning.











