A informação que consumimos molda a forma como vemos o mundo. Por essa razão, o desenvolvimento das sociedades democráticas ao longo do século XX foi acompanhado pelo aperfeiçoamento de normas e regulações que buscam garantir a liberdade dos meios de comunicação, a diversidade de conteúdo e opiniões, e a liberdade de expressão e de exercício da atividade jornalística.
A tarefa de garantir um ambiente de comunicação saudável e livre, entretanto, é tão complexa quanto fundamental. Afinal, trata-se de um tema com relevantes especificidades técnicas, em um ambiente em que variadas tecnologias estão em constante e acelerado desenvolvimento. Com a digitalização, os desafios tornaram-se ainda maiores. Por conta da chamada convergência digital, empresas que operavam em mercados distintos passaram a disputar clientes e a oferecer os mesmos serviços. Dos anos 1990 até hoje, a linha que separava as empresas de telecomunicações das empresas de Internet apagou-se quase por completo, ao menos aos olhos do consumidor, que recebe todos esses serviços ofertados de maneira agregada em combos e pacotes.
Com o amadurecimento das tecnologias digitais, faz cada vez menos sentido discutir serviços de telecomunicação e radiodifusão separadamente. Contudo, cada um deles tem peculiaridades técnicas, um histórico legislativo e, portanto, diferenças importantes para o exercício da atividade regulatória.
Nesse contexto, até mesmo para aqueles que acompanham de perto os desenvolvimentos regulatórios e dos meios de comunicação, torna-se difícil ter uma visão suficientemente geral sobre o tema. Na ausência dessa visão, muitos podem ser os equívocos de compreensão e de formulação de políticas públicas.
O “Mapeamento da mídia digital no Brasil” oferece uma interessante contribuição para suprir essa lacuna. Parte de uma série de pesquisas coordenadas e financiadas pela Open Society Foundations1 sobre o impacto da digitalização no jornalismo e nos meios de comunicação, esta publicação traz os resultados de um estudo sobre comunicação social no Brasil, com base em um roteiro aplicado em mais de 50 países.
Mapeamento Da Mídia Digital No Brasil
- Comunicação, Internet
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