
O aprimoramento humano não pode ser encontrado na Maçonaria, como dá a entender a sua vastíssima propaganda. Milhões de seres humanos, planeta afora, buscam distanciamento da condição de “pedra bruta” sem sequer ter ouvido falar dessa sociedade. Preocupação que ocupou grande parte dos meus pensamentos, desde tempos juvenis, foi a busca por evolução intelectual e espiritual.
Sempre admirei biografias de pessoas especiais. Procurei conhecer a história de homens e mulheres que, por algum destaque positivo, permanece viva na minha imaginação, mesmo depois de séculos e até milênios da morte desses personagens. São abundantes os exemplos e não há um mais importante do que o de Nosso Senhor Jesus Cristo – Deus que se fez homem, habitou entre nós e foi martirizado, morrendo na cruz para nos salvar. Em todas essas histórias verificam-se preciosas lições, e a luta difícil pela busca do viver melhor com desenvolvimento pessoal.
Escrever sobre este tema é um desafio, uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, para mim, um chamado interior, uma obrigação inalienável. Alguns amigos, em conversas casuais, estimularam-me a escrever sobre esse assunto. Na Ordem, há inúmeros casos de membros que, ao se depararem com os fundamentos filosóficos de determinado grau maçônico, resolveram adormecer. Suas consciências atordoadas diante daquela realidade, daquele impasse filosófico os desestimularam a continuar.
Este livro pode desagradar aos maçons, por confrontar sua sociedade. Não me preocupa essa situação. Não escrevo para agradar ninguém, apenas exponho, honestamente, minha visão sobre o assunto tratado, e creio que ele será um contraponto aos livros-propaganda maçônicos que atacam a religião católica e promovem a fantasia de Hiram.
Ao idealizar este livro – cuja base de pesquisa é o R:.E:.A:.A:. (Rito Escocês Antigo e Aceito), por ser o rito adotado por mais de 90% das Lojas Maçônicas no Brasil – desejo externar sinteticamente meu entendimento sobre o assunto. Sou o único responsável pelas minhas ideias e pelo que escrevo. Espero que este livro sirva para reflexão de muitas pessoas, talvez, redirecionando seus passos no sentido do viver melhor e da verdadeira felicidade. Esforcei-me para bem escrever sobre este assunto cheio de falsos mistérios e obscurantismo.
