
Estudar o funcionamento da linguagem, em seus mais diversos contextos de uso, nos possibilita conhecer, dentre tantos fatores, a nossa relação em sociedade, uma vez que o nosso sistema linguístico (tomado aqui de forma mais ampla como, por exemplo, o uso dos gestos, das produções vocais, do direcionamento do olhar etc.) é a ferramenta cultural mais bem marcada diante das nossas habilidades de interação e de negociação de sentidos nos espaços cotidianos.
São inúmeros os caminhos de investigação teórico-analítica acerca da linguagem humana. Frente a esses tantos objetos, escolhi organizar mais uma obra com foco nos desvios, distúrbios, síndromes, aspectos do envelhecimento, acessibilidade, inclusão, psicoterapia, representações sociais de sujeitos com especificidades na sua forma de interação. Temas esses tão caros aos nossos ambientes acadêmicos, aos nossos laboratórios de pesquisa.
Embora sejam nichos tão importantes, passamos por um momento histórico na nossa nação, que põe em risco o olhar sobre a nossa produtividade, sobre o nosso tempo debruçado em leituras, investigações, construções metodológicas e análises de dados. Nossas universidades públicas passam por crises econômicas, políticas, estruturais e ideológicas, mas permanecem dando visibilidade a um dos lados fundamentais do seu tripé: a pesquisa.
Nossos trabalhos diários são resultados dos frutos de pesquisadores jovens, mestres e doutores, mulheres e homens, pessoas de todos os gêneros, de várias etnias e instituições, que vêm dando continuidade ao brilhantismo adquirido pelo Brasil há algumas décadas: o investimento em projetos e produções sobre o sujeito diferente, sobre minorias, sobre a linguagem rechaçada, sobre o menos favorecido ou sobre aquele que, aparentemente, não tem voz. Posso lançar mão da ousadia em afirmar que Nuances Da Linguagem Em Uso, com 15 capítulos, é um símbolo de resistência.
Ao longo de Nuances Da Linguagem Em Uso: O Sujeito Sob Diferentes Perspectiva serão encontrados textos muito sensíveis, realistas e com discussões atuais, sem acarretar no afastamento da cientificidade e destacando caminhos do funcionamento da linguagem distantes da biomedicina clássica, cuja visão estava pautada em tratamentos de sintomas.
