
A Coragem De Ser
- Ciências Sociais, Filosofia, Literatura, Psicologia
- 477 Visualizações
- Nenhum Comentário

Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Paul Tillich - A Coragem De Ser
Paul Tillich, considerado um dos mais expressivos pensadores deste século, examina em A Coragem De Ser o problema da ansiedade que domina o homem moderno e seus reflexos no cotidiano, na filosofia e na literatura.
Em conformidade com o estipulado pela Terry Foundation, de que as conferências tenham relação com "religião à luz da ciência e da filosofia", escolhi um conceito no qual convergem problemas teológicos, sociológicos e filosóficos, o conceito de "coragem".
Poucos conceitos têm tanta utilidade para a análise da situação humana. Coragem é uma realidade ética, mas se enraíza em toda a extensão da existência humana e basicamente na estrutura do próprio ser. Deve ser considerada ontologicamente a fim de ser entendida eticamente.
Isto se torna manifesto numa das primeiras discussões filosóficas de coragem, no diálogo de Platão, Laches. Várias definições preliminares são rejeitadas no curso do diálogo.
Então Nikias, o conhecido general, tenta de novo. Sendo um líder militar, deveria saber o que é coragem e ser capaz de defini-la. Porem sua definição, como as outras, mostra-se inadequada. Se coragem, tal como ele afirma, é o conhecimento de "o que deve ser temido e o que deve ser enfrentado" então a questão tende a se tornar universal, porque a fim de respondê-la deve-se ter "um conhecimento referente a todo o bem e todo o mal, sob todas as circunstâncias".
Mas esta definição contradiz o que fora estabelecido a priori, de que coragem é apenas uma parte da virtude. "Assim sendo", Sócrates conclui, "falhamos em descobrir o que coragem é realmente". E este fracasso é muito serio dentro da estrutura do pensamento socrático. Segundo Sócrates, virtude é conhecimento, e a ignorância sobre o que é coragem torna impossível qualquer ação em concordância com a verdadeira natureza da coragem.
Porém este fracasso socrático é mais importante do que a maior parte das definições aparentemente bem sucedidas de coragem (mesmo as do próprio Platão e de Aristóteles).
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.