Representações Sobre As Notícias E O Mundo Por Crianças A Frequentar O Ensino Primário

O que representações sobre as notícias coloca em discussão deriva da falta de adequação dos espaços de informação aos interesses das crianças.

Nas últimas décadas, têm sido vários os estudos que documentam a importância das notícias na vida dos públicos mais jovens, argumentando sobre a presença da atualidade na sua socialização e na construção de significados sobre o mundo.

No contexto português, são ainda escassas as pesquisas desenvolvidas sobre esta problemática, particularmente no que concerne ao universo das crianças.

É nesse sentido que esta obra analisa e debate sobre as formas de acesso e de consumo de notícias, por crianças portuguesas a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico.

Incidindo particularmente sobre como os tópicos da atualidade mediática ajudam estes públicos a apreender e a assimilar o mundo global e o mundo imediato, coloca-se a tónica na receção noticiosa e na ideia de público como sujeito.

Com base em metodologias quantitativas e qualitativas, conclui-se que a natureza do envolvimento dos públicos mais novos com as notícias é contextualizada em função de variáveis sociodemográficas, do background familiar e do tipo de mediação que aí se pratica, dos interesses e experiências pessoais, e das formas de exposição mediática.

É de salientar que as crianças contactam habitualmente com a atualidade em momentos de reunião familiar, embora demonstrem pouco interesse nos tópicos apresentados.

Os resultados evidenciam que a informação noticiosa é vista como referência para conhecer o mundo e que o diálogo com os adultos pode ser um elemento impulsionador do gosto pela informação e um auxiliar fundamental na compreensão das notícias.

O que esta investigação coloca em discussão (e bem) deriva da falta de adequação dos espaços de informação (principalmente da informação televisiva) aos interesses das crianças e aos seus níveis de desenvolvimento.

Em palavras simples: as crianças gostam de notícias que expliquem o mundo de forma compreensível e que ajudem à sua compreensão.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Representações Sobre As Notícias E O Mundo Por Crianças A Frequentar O Ensino Primário

O que representações sobre as notícias coloca em discussão deriva da falta de adequação dos espaços de informação aos interesses das crianças.

Nas últimas décadas, têm sido vários os estudos que documentam a importância das notícias na vida dos públicos mais jovens, argumentando sobre a presença da atualidade na sua socialização e na construção de significados sobre o mundo.

No contexto português, são ainda escassas as pesquisas desenvolvidas sobre esta problemática, particularmente no que concerne ao universo das crianças.

É nesse sentido que esta obra analisa e debate sobre as formas de acesso e de consumo de notícias, por crianças portuguesas a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico.

Incidindo particularmente sobre como os tópicos da atualidade mediática ajudam estes públicos a apreender e a assimilar o mundo global e o mundo imediato, coloca-se a tónica na receção noticiosa e na ideia de público como sujeito.

Com base em metodologias quantitativas e qualitativas, conclui-se que a natureza do envolvimento dos públicos mais novos com as notícias é contextualizada em função de variáveis sociodemográficas, do background familiar e do tipo de mediação que aí se pratica, dos interesses e experiências pessoais, e das formas de exposição mediática.

É de salientar que as crianças contactam habitualmente com a atualidade em momentos de reunião familiar, embora demonstrem pouco interesse nos tópicos apresentados.

Os resultados evidenciam que a informação noticiosa é vista como referência para conhecer o mundo e que o diálogo com os adultos pode ser um elemento impulsionador do gosto pela informação e um auxiliar fundamental na compreensão das notícias.

O que esta investigação coloca em discussão (e bem) deriva da falta de adequação dos espaços de informação (principalmente da informação televisiva) aos interesses das crianças e aos seus níveis de desenvolvimento.

Em palavras simples: as crianças gostam de notícias que expliquem o mundo de forma compreensível e que ajudem à sua compreensão.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog