
O estudo de agentividades e identidades em um ambiente de sala de aula, realizadas por meio de decisões performáticas compreendidas como estratégias de negociação de posturas discursivas por parte dos alunos, se mostra relevante ante a possibilidade de um melhor conhecimento de como se dá o embate de valores socioculturais numa perspectiva de micro-resistências a relações de poder presentes nesse tipo de ação social.
A linguagem como uma construção dialógica e intersubjetiva, atrelada à natureza interacional da ação social, é tomada como pressuposto para a análise das agentividades e identidades no ambiente de fala institucional em uma sala de inglês língua adicional (ILA) – turma do 6o ano do ensino fundamental em uma escola pública.
Com essa compreensão, explica-se a relação entre componentes de escalas locais e translocais como recursos indiciais na conformação das decisões performáticas. Parte-se dos alinhamentos na ação situada com vistas à análise do papel desses na conformação de agentividades e identidades, considerando-se a mediação de artefatos – câmera filmadora (câmera) e gravador de voz (gravador) – utilizados como ferramentas de um trabalho de pesquisa desenvolvido nesse ambiente.
Com essa abordagem, procuro mostrar, de forma instanciada e sistematizada, como os participantes marcam discursivamente suas orientações para a dinâmica interacional nas agentividades e identidades performadas, e dos efeitos advindos dessas agentividades e identidades na ação social; quiçá, para além de interações em ambientes do tipo e para além de ações em contexto institucional de sala de aula!
Ao considerar a noção de elaboração de um complexo de identidades na conformação das decisões performáticas a partir dos modos como os participantes marcam discursivamente suas orientações, diferentes configurações de papéis e práticas discursivas (inclusive práticas pedagógicas) no ambiente de sala de aula são descritas em uma perspectiva crítica do ponto de vista de sujeitos “uniformes” e a papéis e práticas discursivas “estabilizadas” na composição de práticas desses tipos em ambiente (institucional) de aprendizagem.











