Adubação Verde E Plantio Direto

O processo de uso da terra baseado no preparo de área para uso agrícola via derruba e queima de floresta ou capoeira, vem sendo perpetuado no tempo sem o mínimo aspecto de sustentabilidade para o meio ambiente amazônico

, econômico e social para o abastecimento da população pelos produtos originados da exploração desse recurso natural.
Um sistema de uso da terra é sustentável quando a produtividade é economicamente adequada e o uso da terra propriamente dito é ecologicamente aceitável, socialmente justo e culturalmente viável. No caso da Amazônia nenhum desses pilares de sustentabilidade é compatível com a agricultura altamente migratória e predatória praticada até hoje.
A carência de infra-estrutura de fatores de produção é determinante para a não sustentabilidade dos sistemas de uso da terra praticados, no entanto, ênfase especial deve-se creditar ao baixo nível socioeconômico-cultural dos agricultores familiares, que, em consequência, não dispõem de meios para a intensificação do uso da terra mediante o uso de insumos modernos que condicionam a adoção de sistemas de produção conservacionistas e de alta produtividade, com uso de mecanização agrícola apropriada, corretivos agrícolas e fertilizantes químicos.
Por essas razões, as alternativas sustentáveis de uso da terra propostas neste trabalho têm por objetivo difundir modelos adequados à pequena produção familiar no contexto da agricultura orgânica, com ênfase especial ao manejo de leguminosas herbáceas e arbustivas em sistemas de produção de culturas anuais e perenes, por serem socialmente justas; e econômica, ecológica e culturalmente viáveis ao público a que se destinam.
O trópico úmido, onde se insere o Estado do Pará, segundo conceitos geográficos e climatológicos, é a região do globo terrestre compreendida entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, com altos índices de pluviosidade; elevada temperatura e alto percentual de umidade relativa do ar; grande intensidade de radiação solar; e coberta predominantemente por florestas perenifólias de folhas largas. Tais condições climáticas seriam assim favoráveis a uma alta produtividade agrícola. Entretanto, a realidade mostra o contrário, a produtividade agrícola da Amazônia é insuficiente, visto que o abastecimento da população é realizado na maior parte via importação de produtos agrícolas de outras regiões brasileiras.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Adubação Verde E Plantio Direto

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog