
O livro escrito por Otamar de Carvalho, somente agora concluído, foi construído, em parte, nos anos de 1976 a 1978. Ficou parado um bom tempo, por motivos diversos. Otamar só voltou ao que havia escrito naqueles três anos em 2018, assim agindo para não deixar perder o que de bom havia produzido nos idos dos anos de 1970.
Viu e reviu o que havia estudado e anotado, para dispor da força que o animou em mais três anos de trabalho, para completar o que vira, sintetizara e sistematizara em relação às reuniões de trabalho e visitas de campo, nos países objeto do II Study Tour: Egito, Índia, Itália, Espanha, Holanda e Bélgica, tendo sempre o Brasil como contraponto.
Para concluir o livro, Otamar de Carvalho compulsou uma extensa bibliografia sobre os assuntos aqui abordados, em matéria de Desenvolvimento Institucional; Planejamento e Execução de Programas de Desenvolvimento Agrícola; Desenvolvimento Rural Integrado; Desenvolvimento Regional; Recuperação de Terras; e Instrumentos de Política Econômica.
A abrangência do livro se refere ao conteúdo dos temas desenvolvidos segundo abordagens e conceitos complementares. É assim que são focalizados espaço, território e setores em relação à dinâmica das políticas públicas de desenvolvimento regional. Como destaca o autor, o conteúdo das abordagens trabalhadas apresenta um duplo sentido para a temática do Desenvolvimento Regional, assinalado em várias partes do livro: Lato e Stricto Sensu.
Refere-se o primeiro ao Desenvolvimento em Bases Regionais concebido e total ou parcialmente implementado por instituições de desenvolvimento regional, como a Sudene, no Nordeste do Brasil, e a Cassa per il Mezzogiorno, no Sul da Itália. Corresponde o segundo sentido, tal como é aqui tratado, ao desenvolvimento setorial ou multissetorial, concebido e praticado em espaços previamente determinados.
As lições e contribuições aportadas são de grande relevância. Com efeito, o papel desempenhado pelo Sistema de Planejamento Federal do Brasil para o Desenvolvimento Regional caracterizou-se por esforços do governo federal em privilegiar a execução de suas ações, abrangendo estados, municípios e organizações internacionais.
O desenvolvimento e o aperfeiçoamento das políticas públicas globais e regionais se tornaram, assim, possíveis pelas concepções e metodologias de enfrentamento da pobreza rural no campo. As novas concepções de Desenvolvimento Regional no Brasil estiveram, neste sentido, sempre associadas aos esforços governamentais, de caráter regional, destinados a garantir a promoção e efetivação do desenvolvimento local e sustentável das populações de várias porções do território brasileiro.
