
Esta primeira publicação marca o início da série Comunicação, Cultura e Amazônia, fruto de projeto idealizado pelos professores da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Inicialmente, o projeto, capitaneado pela professora Regina Lúcia Alves de Lima e continuado pela professora Maria Ataide Malcher, tinha como proposição estabelecer o selo editorial Scriba, criado pela Oficina de Criação desta Faculdade.
O objetivo principal era agregar e divulgar prioritariamente, mas não exclusivamente, os estudos dos processos e modos da comunicação na e da região Amazônica.
Assim, a proposta era reunir produções de diferentes pesquisadores dedicados a compreender a complexidade que envolve as questões comunicacionais nesta região.
Este primeiro livro, intitulado Pesquisa Em Comunicação Na Amazônia, organizado em duas partes, inaugura a série Comunicação, Cultura e Amazônia e apresenta resultados de pesquisas e exercícios reflexivos dos professores da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Do local para o global: Na primeira parte do livro, os trabalhos foram reunidos a partir de questões mais específicas relacionadas à Amazônia.
O global pelas lentes locais: Na segunda parte do livro, reunimos textos que propõem análises a partir de reflexões teóricas que não apresentam como foco temáticas amazônicas, mas que destacam diretrizes necessárias à compreensão das questões que envolvem a região.
Acreditamos que iniciamos um processo que contribuirá para o fortalecimento do campo da comunicação na Amazônia.
Pretendemos que este seja apenas o resultado de um primeiro esforço de um pequeno grupo ao qual se somarão outros atores, formando uma rede que promova a articulação dos que se dedicam a entender a complexidade da comunicação nestas paragens.
Só assim, o projeto concebido pela equipe da FACOM tomará forma concreta, mas nunca acabada, já que os processos comunicacionais são eternos, dinâmicos e nunca finitos.
