
Linguagens, Práticas Discursivas E Sociedade apresenta uma amostra significativa de textos produzidos por egressos do Programa da Pós-Graduação em Estudo de Linguagens – PPGEL, da Universidade do Estado da Bahia, que concluíram o curso de Mestrado entre os anos de 2008 e 2010.
A sua edição tem como tema geral a problematização dos pressupostos clássicos sobre a relação entre língua, linguagem e discurso, e oferece uma pequena contribuição para o avanço da compreensão desta complexa relação, que não se restringe à transmissão de mensagens, mas, sobretudo, passa pela via do controle, seleção e reorganização do poder na sociedade.
Todos os artigos resultam de pesquisas vinculadas à Linha de Pesquisa II: Linguagens, Discurso e Sociedade do PPGEL, e têm como eixo comum a visão da linguagem enquanto interação discursiva de sujeitos situados sócio-historicamente.
Os leitores de Linguagens, Práticas Discursivas E Sociedade terão a oportunidade de ler textos resultantes de estudos feitos a partir de diferentes perspectivas teóricas.
Investiga-se, com base na Análise do Discurso, O medo como questão discursiva; a discursividade de imagens fotográficas de Pierre Berger em Fotografia de Salvador. Discurso?; e o posicionamento discursivo de mulheres contemporâneas centrado no movimento de sentidos entre o discurso feminista e discurso patriarcalista, em O movimento de sentidos das formações discursivas feminista e patriarcalista no discurso da mulher contemporânea.
Com a ajuda da Análise do Discurso e da noção de Representação Social, no âmbito da Psicologia Social, discutem-se as posições – sujeitos que atravessam o discurso jornalístico acerca da criminalidade juvenil e as principais representações sociais de jovens agentes de crimes, em O processo de constituição da subjetividade em práticas discursivas da mídia impressa.
Já com a contribuição da Retórica e da Análise do Discurso, vislumbra-se a possibilidade de se resgatar um discurso, uma argumentação como significação dos sujeitos através da linguagem em A produção escrita e a (in)tolerância linguística na universidade: a dialogia como construção de uma terceira margem.
Ainda no campo da Retórica, trata-se de averiguar, em duas letras de música, os elementos de composição de dois ethos de rebeldia que se diferenciam na medida em que se constituem na relação com auditórios distintos, em Dois ethos de rebeldia: duas visões de mundo na música dos anos sessenta.
