
Nicolas Malebranche nasceu no dia 6 de agosto de 1638 em Paris. Devido a uma doença na infância começou seus estudos em casa, somente aos dezesseis anos vindo a frequentar os cursos do Collège de la Marche e depois teologia na Sorbonne.
Esse período foi marcado por certo desgosto em relação aos estudos, primeiramente porque no Collège encontrou um ensinamento escolástico confuso e vazio.
Na teologia não foi diferente: onde pensava encontrar a verdade, deparou-se apenas com mais obscuridade e discussões pueris. Em 1660 entrou para a congregação dos Padres do Oratório, sendo ordenado sacerdote em 1664.
No início, os ensinamentos da congregação não eram para ele menos fastidiosos. Neste período entrou em contato com a filosofia de René Descartes por meio da obra Tratado do Homem. Quatro anos após o contato com o Tratado de Descartes, começou a escrever sua obra A procura da Verdade ,que teve seu primeiro volume publicado em 1674 e o segundo em 1675.
Publicou em 1680 o Tratado da Natureza e da Graça. Antoine Arnaud denunciou essa obra como contrária à doutrina da igreja, o que resultou na inclusão do Tratado da Natureza e da Graça no índex em 1690. Antes desse período publicou ainda o Tratado de Moral em 1684 e os Diálogos sobre a Metafísica em 1688.
Já bastante renomado, sendo também geômetra, matemático e físico, em 1699 entra para a Academia de Ciência e seus ensinamentos são discutidos em vários países da Europa. Em junho de 1715 é acometido por uma doença, vindo a falecer na noite de 13 de outubro do mesmo ano.
Diálogos Sobre A Metafísica E A Religião é considerado o texto que melhor representa de maneira sucinta o pensamento de Malebranche. O primeiro diálogo aborda a problemática da relação da alma com o corpo e da caracterização das ideias.
Além disso, o texto em forma de diálogo proporciona uma leitura prazerosa e motivadora, sobretudo para quem está iniciando seus estudos sobre filosofia.
É por essas características e pela qualidade do texto que a Oficina de Tradução do curso de filosofia da UFPR disponibiliza esta tradução, ainda inédita no Brasil, particularmente para os estudantes do ensino médio e para todos aqueles que desejarem se aventurar na filosofia.
