Notas de Aula

Os textos que compõem o presente volume são notas de aula ministradas no curso de pós-graduação em filosofia da UFSC, onde Newton está como professor.

Os textos que compõem o presente volume são notas de aula ministradas no curso de pós-graduação em filosofia da UFSC, onde Newton está como professor colaborador desde 2003. Sempre digo aos meus alunos que assistir os seus seminários, interagir com ele, aprender com ele, tomar café com ele, são oportunidades que eles dificilmente poderão emparelhar aqui em nosso meio. Temos, com efeito, excelentes professores e filósofos mas, na minha opinião, nenhum do porte de Newton.

Além disso, sua capacidade crítica sempre afiada, desafiando os estudantes a procurarem soluções por eles mesmos aos variados problemas que apresenta, como muitas das questões deixadas ao leitor no que se segue, são o maior ensinamento da necessidade de se buscar o desenvolvimento do necessário tirocínio crítico e da independência de julgamento, termos que ele gosta de usar, aparentemente inspirado em um de seus filósofos favoritos, Bertrand Russell, sem o que ninguém pode sequer começar a caminhar pela estrada da filosofia. Importante mencionar que ele está sempre aberto às tentativas de respostas dadas pelos alunos, com quem adora “discutir”.

Os textos refletem o seu estilo presente de não se ater a um assunto específico ao longo de todo o curso, mas de proporcionar ao estudante uma visão de conjunto da lógica e dos fundamentos de parte da ciência presente, notadamente da matemática e da física, com especial relevo sendo dado à física quântica. Os textos são, muitos deles, handouts que apresentam as ideias a serem desenvolvidas em sala de aula, dentro da característica de Newton, sempre em tom provocativo e de incentivo.

Ele procura salientar assuntos que em geral não fazem parte do quotidiano dos alunos, mostrando a eles que há muitas, verdadeiramente muitas, coisas das quais um filósofo que não se atenha a trivialidades deveria ao menos ter consciência, ainda que, se necessário, deva procurar pelos detalhes. Mas, pelo menos, não se estará ignorando uma enormidade de tópicos relevantes.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Notas de Aula

Os textos que compõem o presente volume são notas de aula ministradas no curso de pós-graduação em filosofia da UFSC, onde Newton está como professor.

Os textos que compõem o presente volume são notas de aula ministradas no curso de pós-graduação em filosofia da UFSC, onde Newton está como professor colaborador desde 2003. Sempre digo aos meus alunos que assistir os seus seminários, interagir com ele, aprender com ele, tomar café com ele, são oportunidades que eles dificilmente poderão emparelhar aqui em nosso meio. Temos, com efeito, excelentes professores e filósofos mas, na minha opinião, nenhum do porte de Newton.

Além disso, sua capacidade crítica sempre afiada, desafiando os estudantes a procurarem soluções por eles mesmos aos variados problemas que apresenta, como muitas das questões deixadas ao leitor no que se segue, são o maior ensinamento da necessidade de se buscar o desenvolvimento do necessário tirocínio crítico e da independência de julgamento, termos que ele gosta de usar, aparentemente inspirado em um de seus filósofos favoritos, Bertrand Russell, sem o que ninguém pode sequer começar a caminhar pela estrada da filosofia. Importante mencionar que ele está sempre aberto às tentativas de respostas dadas pelos alunos, com quem adora “discutir”.

Os textos refletem o seu estilo presente de não se ater a um assunto específico ao longo de todo o curso, mas de proporcionar ao estudante uma visão de conjunto da lógica e dos fundamentos de parte da ciência presente, notadamente da matemática e da física, com especial relevo sendo dado à física quântica. Os textos são, muitos deles, handouts que apresentam as ideias a serem desenvolvidas em sala de aula, dentro da característica de Newton, sempre em tom provocativo e de incentivo.

Ele procura salientar assuntos que em geral não fazem parte do quotidiano dos alunos, mostrando a eles que há muitas, verdadeiramente muitas, coisas das quais um filósofo que não se atenha a trivialidades deveria ao menos ter consciência, ainda que, se necessário, deva procurar pelos detalhes. Mas, pelo menos, não se estará ignorando uma enormidade de tópicos relevantes.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog