Este estudo é resultado da compreensão sobre a necessidade de discussões sobre a família, em especial sobre a nova família que vem se apresentando no contexto nacional e mundial.
Podemos afirmar que a família contemporânea é alvo de reflexões e discussões, especialmente com relação às mudanças pelas quais ela vivencia tanto em sua composição, quanto no que diz respeito às políticas públicas que dispõem atenção especial às famílias, voltadas, principalmente, à garantia de direitos.
A reflexão de Sarti traz a tona à questão das profundas transformações familiares tanto na estrutura quanto nas próprias relações internas:
Falar em família neste começo do século XXI, no Brasil, com alhures, implica a referência a mudanças e a padrões difusos de relacionamentos. Com seus laços esgarçados, torna-se cada vez mais difícil definir os contornos que a delimitam. Vivemos uma época como nenhuma outra, em que a mais naturalizada de todas as esferas sociais, a família, além de sofrer importantes abalos internos tem sido alvo de marcantes interferências externas.
Podemos afirmar que as famílias vêm se transformando na sociedade. Além disso, as relações intrafamiliares também sofreram o rebatimento dessas mudanças, inclusive diante do fato de que, na contemporaneidade, há a manifestação da questão social escancarada na vida dessas famílias.
Precisamos, contudo, repensar sobre como essas famílias estão enfrentando os desafios postos pela atualidade e como elas estão passando por esse processo de transformações societárias e familiares.
A construção de reflexões sobre essas questões que fazem parte do cotidiano de ação profissional do assistente social é essencial, especialmente aos que pesquisam ou trabalham com a temática da família e das políticas públicas, seja em uma instituição pública, seja na iniciativa privada.
Nessa pesquisa, buscamos a compreensão das famílias após a separação conjugal, suas superações e desafios enfrentados no decorrer de suas trajetórias, relacionando essas realidades com o contexto no qual as famílias estão inseridas, ou seja, o sistema capitalista de produção.
Recomeçar: Família, Filhos E Desafios
- Ciências Sociais, Psicologia, Serviço Social
- 5 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.