A Sociologia Da Arte

Uma pesquisa realizada na Itália, há alguns anos, concluía que apenas 0,5% da produção sociológica pode ser considerada como advinda da sociologia da arte.  Tal proposição remete imediatamente a duas considerações, que nos lançam direto no coração do problema apresentado por essa disciplina

: de um lado, os critérios que delimitam suas fronteiras são particularmente flutuantes, de modo que é difícil estar de acordo quanto ao que lhe é concernente ou não; de outro lado, sua importância não pode, de modo algum, ser medida pelo seu peso quantitativo, pois ela envolve possibilidades fundamentais para a sociologia em geral, cujos limites ela não cessa de questionar.
A grande dificuldade em demarcar os limites da sociologia da arte se deve a sua estreita proximidade não só com as disciplinas tradicionalmente encarregadas de. seu objeto (história da arte, crítica, estética), mas também com as ciências sociais ligadas à sociologia (história, antropologia, psicologia, economia, direito). Por essa razão, uma pesquisa envolvendo o conjunto dessas disciplinas concederia provavelmente maior peso à sociologia da arte, pois a denominação pode ser reivindicada bem além do âmbito da sociologia propriamente dita. Os sociólogos que estudam a arte, observava um pesquisador inglês nos anos 60, quase não se diferenciam dos historiadores sociais, dos historiadores de arte ou dos críticos de arte: essa constatação conserva em parte, ainda hoje, sua pertinência.
Antes de mais nada, quem são os sociólogos da arte? Essa questão admite dois tipos de resposta: histórica, em termos de genealogia, e sociológica, em termos de estatuto profissional.
Comecemos por esta última, tentando nos localizar na situação atual da disciplina: uma breve sociologia institucional dos sociólogos da arte constitui a melhor introdução à diversidade das tradições intelectuais que aí se entrecruzam.
Os sociólogos da arte encontram-se, em primeiro lugar, na universidade: é sua origem mais antiga. Paradoxalmente, não é em sociologia que se tem mais oportunidades de encontrá-los, mas sobretudo em história da arte ou em literatura - índice eloquente
da influência do objeto sobre a disciplina. Nesse contexto, trata-se principalmente de uma sociologia de comentário, muitas vezes centrada nas obras, de que propõe interpretações.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

A Sociologia Da Arte

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog