
Na leitura e estudo deste volume, somos convidados a vivenciar o significado e o sentido/sentir da palavra convergência em relação aos processos de comunicação, democracia e gestão social. Experimentar essa convergência é percorrer o olhar em um tecido rico de estampas confeccionado na expressão de cada capítulo.
E certamente os fios que interligam cada um deles é a visão dos autores sobre a importância de processos de democracia e gestão social orientados por referenciais de aprendizagem e troca de saberes dados pela comunicação entre os atores destes capítulos.
É um verdadeiro bordado coletivo, único e singular. E cada um de nós é convidado a seguir a direção para um ponto comum entre essas áreas, orientados por caminhos construídos nos campos cultivados pela comunicação, democracia e gestão social em terrenos férteis e prósperos da interdisciplinaridade. E poderemos fazer, cada um de nós, uma colheita, ao saborear a leitura de onze textos apresentados no livro Convergências Entre Os Campos Da Comunicação, Democracia E Gestão Social Vol. IV.
Somos convidados a vivenciar o sentido da comunicação proposto por Paulo Freire: ação comum entre sujeitos e atores que gera síntese em uma dinâmica dialética. E nesta dinâmica há o envolvimento de saberes de atores de diferentes áreas do conhecimento, os quais, em cada capítulo nos convidam a refletir sobre a importância da comunicação como ação inter e transdisciplinar, geradora de cidadania local e planetária.
Assim, os processos de comunicação relatados neste livro poderão contribuir para que ações no contexto local e/ou global promovam intercâmbios de experiências e saberes delineados na fluidez de uma comunicação entre os diversos e inúmeros sujeitos envolvidos em processos de gestão social e educação.
É como se fôssemos convidados a olhar um caleidoscópio rico em mosaicos coloridos por diversos tons de saberes.











