
Os textos compilados em Direito E Tecnologia: Novos Modelos E Tendências são o resultado das discussões empreendidas no contexto da disciplina “Empresa e Tecnologia: Novos Modelos Negociais”, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, durante o ano letivo de 2019, pela Profa. Dra. Natália Cristina Chaves, organizadora desta obra e coautora deste prefácio. Brinda-nos com a coautoria deste prefácio a Dra. Paula Figueiredo, referência indiscutível na vivência da interface entre o Direito e as novas tecnologias.
Trata-se de uma obra coletiva que congrega reflexões sobre os mais diversos temas na interseção entre o Direito e os novos saberes relativos às tecnologias disruptivas já tão naturalizadas no apagar das luzes da segunda década do século XXI. Em meio a seus autores, contam-se tanto jovens acadêmicos quanto já experientes e renomados profissionais do Direito, com bagagens teóricas e focos de pesquisas os mais diversos.
Ao longo do ano de 2019, esses pensadores dispuseram-se à empreitada comum de refletir cientificamente sobre o direito, debatendo argumentos, proposições e visões de mundo. O resultado é o que ora se tem em mãos. O cerne da disciplina, como não poderia deixar de ser, é o Direito Empresarial, pois é este o ramo por excelência da disrupção, da inovação e da irreverência ao status quo.
Em termos mais práticos, é na atividade empresária e, por via de consequência, em suas relações jurídicas, que o avanço tecnológico primeiro se faz sentir. Entretanto, a zona de confluência entre o Direito e as novas tecnologias, conforme se percebeu ao longo dos debates da disciplina, exigem, a todo tempo, uma análise interdisciplinar.
Direito E Tecnologia: Novos Modelos E Tendências foi organizado em seis seções, a fim de aproximar, de forma orgânica, os temas, propiciando ao leitor uma experiência que, tanto quanto possível, emule sua inserção nos profícuos debates travados ao longo de um ano.
