Olhares Interdisciplinares

Este livro reflete a inquietação dos professores do Centro Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB) na busca de uma compreensão dos estudos interdisciplinares que percorrem os campos da cultura, das tecnologias

, das linguagens artísticas, da engenharia do espetáculo, das políticas da cultura e da economia criativa. Neste primeiro volume da coleção Olhares Interdisciplinares, a tentativa por um diálogo entre esses diversos saberes nos faz analisar, de forma ampla, as distintas interseções que dão conta das questões interdisciplinares propostas no âmbito do CECULT.
Nosso objetivo é o debate dos conceitos que perpassam nossas formações com o propósito de contribuir para a compreensão da rica e desafiadora proposta pedagógica dos Bacharelados Interdisciplinares. Esta edição, Fundamentos em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, é dividida em três partes, considerando as áreas de conhecimento que constituem o Centro: Políticas de Formação, Interculturalidade e Interdisciplinaridade; Música e Cultura; Políticas e Gestão Cultural.
Optamos por tecer uma rede de ideias e conceitos que trafegam na rota da interdisciplinaridade, articulando o diálogo entre tecnologias, espaço público e linguagens, possibilitando um espaço de aprendizado e de trocas para a produção e fomento de um conhecimento sobre a cultura local e suas conexões globais. Nesse percurso, abrimos esta edição com o estudo sobre o processo de implantação do CECULT elaborado pelos professores Cláudio Orlando Costa do Nascimento, Danillo Barata e Rita de Cássia Dias Pereira Alves. O texto inicial, Educação superior no recôncavo: referenciais político-educacionais do CECULT/BICULT-UFRB,
possibilita o entendimento da formação interdisciplinar do projeto político-pedagógico do Campus de Santo Amaro. Trata-se de um estudo que nos permite ter a dimensão do papel da UFRB na interiorização do ensino superior no País.
No texto seguinte, Espaço Público Urbano e Memória: a dialética da vida cotidiana, os autores Iara Sydenstricker, Roney Gusmão e Thaís Brito apresentam uma abordagem crítica dos processos de gentrificação, a partir de um olhar interdisciplinar, em uma instigante reflexão sobre os espaços urbanos e memórias. O terceiro capítulo, Os devires e as incertezas da criação e da cultura, traz a abordagem de Lia Lordelo e Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa na perspectiva de compreender a cultura e a psicologia sob o olhar da semiótica. Uma detalhada contribuição que estabelece uma correlação entre cultura, criação, psicologia e semiose.

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Este livro reflete a inquietação dos professores do Centro Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB) na busca de uma compreensão dos estudos interdisciplinares que percorrem os campos da cultura, das tecnologias, das linguagens artísticas, da engenharia do espetáculo, das políticas da cultura e da economia criativa. Neste primeiro volume da coleção Olhares Interdisciplinares, a tentativa por um diálogo entre esses diversos saberes nos faz analisar, de forma ampla, as distintas interseções que dão conta das questões interdisciplinares propostas no âmbito do CECULT.
Nosso objetivo é o debate dos conceitos que perpassam nossas formações com o propósito de contribuir para a compreensão da rica e desafiadora proposta pedagógica dos Bacharelados Interdisciplinares. Esta edição, Fundamentos em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, é dividida em três partes, considerando as áreas de conhecimento que constituem o Centro: Políticas de Formação, Interculturalidade e Interdisciplinaridade; Música e Cultura; Políticas e Gestão Cultural.
Optamos por tecer uma rede de ideias e conceitos que trafegam na rota da interdisciplinaridade, articulando o diálogo entre tecnologias, espaço público e linguagens, possibilitando um espaço de aprendizado e de trocas para a produção e fomento de um conhecimento sobre a cultura local e suas conexões globais. Nesse percurso, abrimos esta edição com o estudo sobre o processo de implantação do CECULT elaborado pelos professores Cláudio Orlando Costa do Nascimento, Danillo Barata e Rita de Cássia Dias Pereira Alves. O texto inicial, Educação superior no recôncavo: referenciais político-educacionais do CECULT/BICULT-UFRB,
possibilita o entendimento da formação interdisciplinar do projeto político-pedagógico do Campus de Santo Amaro. Trata-se de um estudo que nos permite ter a dimensão do papel da UFRB na interiorização do ensino superior no País.
No texto seguinte, Espaço Público Urbano e Memória: a dialética da vida cotidiana, os autores Iara Sydenstricker, Roney Gusmão e Thaís Brito apresentam uma abordagem crítica dos processos de gentrificação, a partir de um olhar interdisciplinar, em uma instigante reflexão sobre os espaços urbanos e memórias. O terceiro capítulo, Os devires e as incertezas da criação e da cultura, traz a abordagem de Lia Lordelo e Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa na perspectiva de compreender a cultura e a psicologia sob o olhar da semiótica. Uma detalhada contribuição que estabelece uma correlação entre cultura, criação, psicologia e semiose.

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