A obra intitulada Estado Novo: Ideologia e Poder é composta por uma coletânea de artigos com autoria de Lúcia Lippi Oliveira, Mônica Pimenta Velloso e Ângela Maria Castro Gomes. Os textos foram escritos entre os anos de 1980 e 1981 e resultaram do trabalho das pesquisadoras do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDoc) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As autoras partiram da premissa de que não conheciam suficientemente bem o período da história do Brasil compreendido entre 10 de novembro de 1937 e 29 de outubro de 1945, quando se consolidou no país o chamado Estado Novo.
Nas palavras da pesquisadora: Partindo da premissa de que não conhecíamos suficientemente o Estado Novo, ocupamo-nos em estudar e analisar os pressupostos ideológicos da doutrina desse regime. Ao longo dos artigos que compõem esta coletânea, procuramos apresentar o que foi, a nível doutrinário, a proposta do Estado Novo.
Como se lê acima, desenhar o perfil doutrinário do Estado Novo parece ter sido fundamentalmente o objetivo das autoras. Ademais, a obra aborda com maestria toda a contribuição dos intelectuais da época envolvidos na construção de um modelo de Estado segundo os princípios varguistas.
Ao introduzir a temática em estudo, Oliveira estabelece um paralelo entre o Estado Novo de Getúlio Vargas e o Estado Fascista de Benito Mussolini. Há um interesse em saber até que ponto os princípios basilares do Fascismo estiveram presentes na ideologia do Estado Novo. Afinal, foram os doutrinadores de 1937 influenciados pelo regime de Mussolini? Essas questões são respondidas com a apresentação do pensamento de três intelectuais daquele período, quais sejam: Afonso Arinos de Melo Franco, Miguel Reale e Cândido Mota Filho.
Afonso Arinos de Melo Franco foi autor de Introdução à Realidade Brasileira, obra publicada em 1933. Foi um conservador preocupado com a hierarquia, a ordem e a disciplina. Condenava o Fascismo e as ideologias extremistas de esquerda ou de direita, ofensivas aos intelectuais. Para Afonso Arinos os intelectuais são imprescindíveis na construção de um novo Estado.
Estado Novo: Ideologia E Poder
- História
- 15 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.