Com a criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica por meio da Lei n° 11.892/2008, iniciamos a saga da construção dos Institutos Federais e assumimos a grande tarefa de estabelecer unidades que apresentem um ensino gratuito e de qualidade em todo território nacional. Hoje a Rede Federal conta com 38 Institutos Federais de Educação e o Instituto Federal do Paraná – IFPR tem destaque em diversas áreas de atuação.
Segue sua missão de “Promover a educação profissional e tecnológica, pública, de qualidade, socialmente referenciada, por meio do ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade”.
O IFPR atua na Educação do Campo desde seu início, ao proporcionar e estimular a criação de cursos de Agroecologia em várias regiões do Paraná. Em meio as modalidades de ensino que o IFPR proporciona, é relevante a importância dos cursos destinados aos povos e comunidades tradicionais e do campo, considerando suas especificidades e buscando reconhecimento através de ações de ensino, pesquisa e extensão dentro das comunidades do campo.
A qualificação e o direito à educação são objetivos da Educação do Campo. Práticas exitosas contribuem para o acesso, permanência e êxito de jovens e adultos no campo e comunidades tradicionais. Com isso percebo o dever que temos em proporcionar espaços de discussão e buscar a realidade social para promover um ensino inclusivo e garantir o acesso à educação de qualidade social. Várias foram as práticas de Educação do Campo realizadas e consolidadas ao longo destes 10 anos no IFPR.
Considerando as características de cada região e os povos ali presentes, as práticas realizada nos Campi tiveram trajetórias, dificuldades, oportunidades e resultados distintos. Tais práticas demonstram como nossa instituição atinge as diversas facetas da Educação do Campo, aproxima as pessoas e proporciona experiências de troca de saberes.
Assim, Educação Do Campo E Agroecologia No IFPR: 10 Anos De Experiências apresenta relatos de atividades realizadas nos Campi que reforça a importância da Educação do Campo no IFPR e demonstra que estamos no caminho de uma educação libertadora.