Psicologia E Atuação Em Queixas De Dificuldades De Aprendizagem

Mônica De Fátima Batista Correia - Psicologia E Atuação Em Queixas De Dificuldades De Aprendizagem: Reflexões, Atualizações E Procedimentos Para Avaliações

Este livro busca
(a) responder a questionamentos sobre a temática das dificuldades de aprendizagem – implicados, ferramentas e posturas de avaliação, profissionais envolvidos;
(b) conduzir a reflexões sobre os equívocos e
(c) compartilhar inquietações relacionadas ao atendimento especializado daquelas. Demonstra a clara distância entre esta atuação e o não reconhecimento do excesso de diagnóstico de transtornos e da representativa parcela de participação dos cenários educacionais no processo de desconexão da pessoa com o prazer em aprender, sem, contudo, negligenciar a demanda.

O livro é dirigido a psicólogas/os, a profissionais que atendem pessoas em situação escolar ou com problemáticas relacionadas ao aprender, a profissionais da educação em geral e a estudantes de graduações.

Com esta obra não se tem a pretensão de encerrar todas as questões relacionadas à problemática da atuação do psicólogo frente às dificuldades de aprendizagem específicas, também chamada de atuação com ênfase psicopedagógica, como campo de trabalho do(a) psicólogo(a).

Mas será de grande valia para impulsionar passos iniciais naqueles que se apresentam abertos a novas oportunidades de trabalho e para aqueles que possuem o positivo traço da flexibilidade de pensamento. Este tipo de leitor/profissional certamente conseguirá imergir, de fato, nas discussões apresentadas à frente e, assim, refletir com base no que realmente está sendo proposto.

Este trabalho compõe a primeira parte de um projeto relacionado ao propósito de trabalhar com vistas a ampliar as possibilidades de aprendizagem. A segunda parte, publicada futuramente, abordará os questionamentos que se sucedem às discussões ora apresentadas e constituem a segunda fase da atuação profissional nesta área: o que fazer após a investigação diagnóstica? Por conseguinte, tratará da fase de planejamento e acompanhamento de necessidades educacionais específicas/com ênfase psicopedagógica da pessoa após a sua avaliação.

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(a) responder a questionamentos sobre a temática das dificuldades de aprendizagem – implicados, ferramentas e posturas de avaliação, profissionais envolvidos;
(b) conduzir a reflexões sobre os equívocos e
(c) compartilhar inquietações relacionadas ao atendimento especializado daquelas. Demonstra a clara distância entre esta atuação e o não reconhecimento do excesso de diagnóstico de transtornos e da representativa parcela de participação dos cenários educacionais no processo de desconexão da pessoa com o prazer em aprender, sem, contudo, negligenciar a demanda.

O livro é dirigido a psicólogas/os, a profissionais que atendem pessoas em situação escolar ou com problemáticas relacionadas ao aprender, a profissionais da educação em geral e a estudantes de graduações.

Com esta obra não se tem a pretensão de encerrar todas as questões relacionadas à problemática da atuação do psicólogo frente às dificuldades de aprendizagem específicas, também chamada de atuação com ênfase psicopedagógica, como campo de trabalho do(a) psicólogo(a).

Mas será de grande valia para impulsionar passos iniciais naqueles que se apresentam abertos a novas oportunidades de trabalho e para aqueles que possuem o positivo traço da flexibilidade de pensamento. Este tipo de leitor/profissional certamente conseguirá imergir, de fato, nas discussões apresentadas à frente e, assim, refletir com base no que realmente está sendo proposto.

Este trabalho compõe a primeira parte de um projeto relacionado ao propósito de trabalhar com vistas a ampliar as possibilidades de aprendizagem. A segunda parte, publicada futuramente, abordará os questionamentos que se sucedem às discussões ora apresentadas e constituem a segunda fase da atuação profissional nesta área: o que fazer após a investigação diagnóstica? Por conseguinte, tratará da fase de planejamento e acompanhamento de necessidades educacionais específicas/com ênfase psicopedagógica da pessoa após a sua avaliação.

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