
Pesquisas Em Psicologia Da Educação Matemática é uma homenagem à professora doutora Márcia Regina Ferreira de Brito Dias, organizado e confeccionado por professores que foram seus orientandos e/ou parceiros de pesquisa.
Acreditamos que essa obra pode fornecer uma ideia da importância que essa professora teve na vida profissional e acadêmica de cada orientando.
Ao nos referirmos à professora Márcia, faz-se necessário apresentar, neste prefácio, brevemente, sua trajetória acadêmica, colhida de informações já publicadas, mas que, para o presente livro, representam as contribuições diretas e indiretas nas pesquisas orientadas.
Desde o início desse percurso profissional, a professora Márcia desenvolveu atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, nas áreas da Psicologia da Educação, da Avaliação da Aprendizagem e da Psicologia da Educação Matemática, cujos trabalhos contribuíram com importantes vertentes da Formação de Professores.
Lançando um breve olhar na sua trajetória, a professora Márcia, formada em Psicologia, em 1973, pela PUC de Campinas, com título de Mestre em Educação pela UNICAMP, em 1977, e com o título de doutora em Educação, em 1984, pela PUC de São Paulo, atuou como docente do Departamento de Psicologia Educacional, da Faculdade de Educação da UNICAMP, desde 1974.
No ensino de graduação, especificamente nas Licenciaturas, foi professora responsável por disciplinas relacionadas à Psicologia da Educação/Aprendizagem, tais como: Psicologia Educacional aplicada ao ensino de Ciências Exatas, Psicologia Educacional: aprendizagem aplicada ao ensino de Ciências Biológicas, entre outras.
Já na pós-graduação, iniciou suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Educação, na área de concentração em Psicologia Educacional e, posteriormente, se direcionou à Psicologia da Educação Matemática, liderando o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática, o conhecido PSIEM da Faculdade de Educação da UNICAMP.
É importante ressalvar que uma das significativas contribuições do PSIEM foi a implantação de uma nova área de concentração no Programa de Pós-graduação em Educação da FE/UNICAMP, ou seja, a área de Educação Matemática.
Exerceu a coordenação dessa área no período de 1994 a 1998. Nos referidos programas, a professora foi responsável por disciplinas, como: Psicologia Cognitiva, Processamento de Informação, Solução de problemas em Matemática, entre outras. Orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de orientar trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso de graduação.
Neste livro reunimos dez artigos de pesquisas desenvolvidas por membros do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática – PSIEM da Unicamp, Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática – GPPEM da Unesp de Bauru e Grupo de Análise do Comportamento e Ensino e Aprendizagem da Matemática – ACEAM da UFSCAR.
Este livro reúne uma quantidade de pesquisas que englobam temas da psicologia da educação matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior, tocando também na Formação de Professores.
Desejamos aos leitores uma deliciosa e proveitosa leitura!
