
Desafios educacionais e sociais – este é o lema do novo grupo de pesquisa do Campus Castanhal do IFPA – Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão – LICTI – Um grupo que nasceu em fevereiro de 2019 e já se mostrou grande, ao desenvolver ações que têm marcado o cenário do ensino, da pesquisa, extensão e inovação neste Instituto.
Em Linguagens, Culturas, Tecnologias E Inclusão, os autores discutem diferentes temáticas a partir de suas linhas de pesquisa e apresentam à sociedade respostas de investigações desenvolvidas em nossas comunidades.
Ao longo de 15 capítulos é possível verificar o desempenho de cada componente do grupo que abraçou esta causa e também dos colaboradores externos.
São artigos que analisam, discutem e evidenciam como a educação pode contribuir para o desenvolvimento social nos âmbitos da linguagem, cultura, tecnologia e inclusão.
O leitor observará que houve uma preocupação peculiar com os fatores que podem colaborar com o real papel da educação e da nossa responsabilidade com a pesquisa, o ensino e a extensão.
Os textos revelam uma análise focada em ações reflexivas e que são necessárias quando falamos em educação comprometida – preocupação constante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, e indubitavelmente, das Instituições dos colaboradores que compõem este livro e do comitê que voluntariamente leu, avaliou e se debruçou sobre os textos antes que eles chegassem a você.
Nosso voto ao Grupo de Pesquisa LICTI é que ele continue contribuindo para o avanço das ações em nossa Instituição e que tenha muito sucesso em suas produções e desenvolvimento de todo o trabalho que ainda está por vim.











