Ministério Da Educação – Linguagem Oral E Linguagem Escrita Na Educação Infantil

Linguagem Oral E Linguagem Escrita Na Educação Infantil dá continuidade às discussões sobre leitura e escrita na Educação Infantil.

Neste Caderno 3 damos continuidade às discussões sobre leitura e escrita na Educação Infantil, trazendo alguns pressupostos que dão sustentação ao trabalho com as linguagens oral e escrita em creches e pré-escolas.

Entendemos que o trabalho em espaços coletivos com as crianças de zero a cinco anos exige das professoras não apenas conhecimento, reflexão, escuta e sensibilidade, mas também escolhas e tomada de posição.

Como afirma Ana Luiza Bustamante Smolka neste caderno, quando dizemos que as crianças “ adquirem, absorvem, assimilam o conhecimento, que elas aprendem, constroem, apropriam-se do conhecimento, […] cada um desses termos indica nuances conceituais importantes em diferentes perspectivas teóricas”.

Assim, indagamos: com relação à linguagem oral e à linguagem escrita, quais têm sido os termos que você tem empregado para se referir aos processos das crianças?

Convidamos-lhe, mais uma vez, a conhecer perspectivas, entender as nuances para ir tecendo suas escolhas.

Nas três unidades deste caderno, entendemos que os indivíduos não recebem a língua pronta para ser usada, mas penetram na corrente da comunicação verbal.

É desse mergulho, e com exemplos da prática pedagógica, que os textos aqui reunidos vão lhe dando pistas para pensar a importância dos processos interlocutivos e dialógicos no seu trabalho cotidiano com as crianças.

Na Unidade 1: “Criança e cultura escrita”, discutiremos o conceito de cultura escrita e suas implicações para a prática pedagógica da Educação Infantil.

Na Unidade 2, “Linguagem oral e linguagem escrita: concepções e inter-relações”, analisaremos as relações linguísticas, sociais e culturais entre oralidade e escrita, observando suas aproximações e afastamentos, nos ajudando a refletir sobre a vida das crianças e sobre atividades do cotidiano.

Na Unidade 3, “Criança, linguagem oral e linguagem escrita: modos de apropriação”, a reflexão é sobre os modos de participação das pessoas na cultura, da apropriação das práticas sociais e suas relações com os contextos de educação formal.

Baixe o Vol. I aqui e o Vol. II aqui.

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Como afirma Ana Luiza Bustamante Smolka neste caderno, quando dizemos que as crianças “ adquirem, absorvem, assimilam o conhecimento, que elas aprendem, constroem, apropriam-se do conhecimento, […] cada um desses termos indica nuances conceituais importantes em diferentes perspectivas teóricas”.

Assim, indagamos: com relação à linguagem oral e à linguagem escrita, quais têm sido os termos que você tem empregado para se referir aos processos das crianças?

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Nas três unidades deste caderno, entendemos que os indivíduos não recebem a língua pronta para ser usada, mas penetram na corrente da comunicação verbal.

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Na Unidade 2, “Linguagem oral e linguagem escrita: concepções e inter-relações”, analisaremos as relações linguísticas, sociais e culturais entre oralidade e escrita, observando suas aproximações e afastamentos, nos ajudando a refletir sobre a vida das crianças e sobre atividades do cotidiano.

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