
A Terapia Ocupacional como profissão de nível superior e regulamentada, existe, no Brasil há apenas cinquenta anos, porém como método de tratamento é milenar. Em Atividades Expressivas, Criativas E Artísticas, será utilizado o termo Terapia Ocupacional, grafado em letras iniciais maiúsculas para referência à profissão e terapia ocupacional grafado em letras iniciais minúsculas para referência ao método de tratamento.
O método de tratamento caracteriza-se por três elementos participantes: o paciente/cliente, o terapeuta ocupacional e a atividade ou ocupação. É preciso lembrar que este processo é sempre composto pela inter-relação destes três elementos. Porém em Atividades Expressivas, Criativas E Artísticas, o enfoque principal será sobre um desses elementos, a atividade.
Atividade é um termo genérico, utilizado para designar o terceiro elemento do processo de terapia ocupacional. Atividade humana é, sem dúvida, muito complexa e abrangente, sendo muitas vezes utilizada como sinônimo de ocupação humana.
Atividades Expressivas, Criativas E Artísticas é parte do resultado do desenvolvimento de importantes ocupações significativas em minha vida: a de terapeuta ocupacional, a de pesquisador e a de professor universitário.
Descrevo algumas experiências decorrentes de minhas práticas profissionais, em forma de pesquisas, sistematizadas durante o mestrado em Educação, na linha de pesquisa Arte Educação e parte da experiência como docente no ensino-aprendizagem na formação de Terapeutas Ocupacionais.
Atividades Expressivas, Criativas E Artísticas aborda questões relativas à arte, atividades artísticas, expressivas e criativas e sua utilização pela Terapia Ocupacional principalmente em Saúde e Doença Mental, assim como o ensino-aprendizagem desse tipo de atividade na formação no curso de graduação em Terapia Ocupacional.
Discute-se inicialmente o conceito de arte e opta-se, como referência teórica, pelos conceitos de Howard Gardner e Viktor Lowenfeld que consideram a arte e as atividades artísticas como parte integrante do desenvolvimento global do ser humano. De acordo com Gardner, a participação do homem no processo artístico, pode envolver até quatro papéis: o criador ou artista, o intérprete, o membro da audiência e o crítico.
De acordo com Lowenfeld, as atividades artísticas e criadoras são parte fundamental do desenvolvimento da criança e do adolescente. Faz-se a seguir uma relação entre arte, atividades artísticas, educação e saúde.
Num segundo momento, aborda-se a importância do desenvolvimento de atividades artísticas para a manutenção da saúde e sua utilização para a recuperação de pessoas portadoras de doenças ou transtornos mentais. Faz-se referências aos principais trabalhos neste âmbito, a princípio desenvolvidos por psiquiatras e depois pelos terapeutas ocupacionais, que iniciaram a construção de um corpo teórico de conhecimentos a respeito do assunto, em Terapia Ocupacional.
O passo seguinte é o estabelecimento de correlações entre o ensino de arte em educação e o ensino de atividades artísticas, ou método de instrução de atividades artísticas, na prática de Terapia Ocupacional. São feitas considerações a respeito de questões encontradas para o desenvolvimento do trabalho terapêutico com a utilização deste tipo de atividade.
A seguir, expõe-se a metodologia utilizada para sistematização, a qual se dá por meio da pesquisa qualitativa, de abordagem fenomenológica e dialética, com a utilização de estudos de casos para ilustrar.











