Sementes De Educadores Para A Paz apresenta, em forma de relatos, reflexões sobre os temas abordados durante a realização do curso “Educação e a Cultura para a Paz: atividades e práticas socioeducativas em espaços educacionais (espaços escolares e equivalentes)”, que fez parte do segmento de Qualificação Profissional ofertado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, na categoria de formação continuada, no ano de 2019.
Essa formação teve como público-alvo professores da rede pública, educadores sociais, orientadores educacionais e pessoas interessadas em desenvolver e aplicar os conhecimentos acessados junto à associação de bairros, grupos comunitários e tribos locais/sociais.
Os textos ora disponibilizados são frutos das atividades solicitadas nas disciplinas por mim ministradas e foram disponibilizados pelos autores – alunos/participantes do curso, para serem disponibilizados no formato e-book e multiplicados por todas as pessoas que sentirem afinidade com os temas.
Sementes De Educadores Para A Paz não pretende ser um livro didático no sentido de apresentar uma definição ou conceito de Paz, tampouco almeja ensinar o que seja a Paz. Trata-se mais de um convite para experienciar as reflexões realizadas e motivar a criar caminhos próprios para a descoberta do significado da Paz e, a partir dessa iniciação, com olhar próprio, buscar vivenciar a Paz no cotidiano como indivíduo em interação com o coletivo social.
Nesse contexto, estão aqui expressas e impressas as reflexões e sentimentos vivenciados pelos participantes do curso e agora compartilhados para todas as pessoas.
Acreditamos que, por meio desse sentimento de partilha, expressamos o próprio sentimento que emergiu e permeou as atividades de interação realizadas entre os membros no grupo. Assim, com leveza se falou sobre teóricos e teorias, sobre amor, liberdade e Paz, construindo caminhos possíveis para uma cultura de Paz.
Sentimos e entendemos que, ao almejar a Paz para nós mesmos, necessário se faz o movimento de adotar um novo modo de pensar, sentir e agir em relação ao modo como nos relacionamos conosco, com as pessoas e grupos próximos a nossa vida e ao nosso entorno. Ao realizamos o movimento para as ações diretas e sinceras com pessoas e situações, com respeito a diversidade, temos um bom começo para instauramos um canal de comunicação e espaços profícuos para vivenciarmos a cultura da Paz, que é tão benéfica a todos.
Os textos estão apresentados a partir da abordagem sobre alguns temas integrantes das disciplinas que constituíram a estrutura didática do curso. Tarefa nada fácil foi a de escolher somente alguns textos para compor o e-book, pois todos expressavam muito da compreensão que foi construída sobre determinado tema durante nossos encontros, sempre permeados com dinâmicas, aulas interativas, palestras e atividades como dança circular, meditação, música, poema, fotografias, etc.
A proposta do curso e seu convite para refletir com leveza, de forma lúdica e profunda, sobre Educação e a Cultura para a Paz foi acolhida pelos participantes de modo singular e expressa de forma prática e objetiva por meio dos seus escritos. Maravilha!