Caroline De Goes Sampaio & Outras (Orgs.) – Experiências Em Ensino

Experiências Em Ensino pretende ser uma fonte de análise e orientação para a investigação no ensino e aprendizagem das ciências naturais

Caroline De Goes Sampaio, Maria Cleide Da Silva Barroso & Leidy Gabriela Ariza Ariza (Orgs.) – Experiências Em Ensino: Ciências E Matemática Na Formação De Professores Da Pós-Graduação Do IFCE

A formação de professores é um processo de reflexão, investigação e comprometimento. Por isto, este livro, Experiências Em Ensino: Ciências E Matemática Na Formação De Professores Da Pós-Graduação Do IFCE, leva-nos a compreender o exercício de pesquisadores preocupados com a compreensão da sala de aula, com o fortalecer do processo de formação de professores e discentes ao construir marcos teóricos e investigativos em torno da didática, com os conhecimentos e interações que ocorrem no ensino e aprendizagem geradas no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Experiências Em Ensino é dividido em três partes. A primeira discute pesquisa no ensino de química, na qual se elevam investigações em torno do diálogo entre os conhecimentos químicos e os aspectos que influenciam o contexto do aluno.

Na segunda parte, pesquisas no ensino da matemática, onde os pesquisadores abordam o conhecimento matemático em suas relações com a aprendizagem e ensino com a revisão didática de novos posicionamentos e metodologias.

A terceira e última parte, a pesquisa em ensino de ciências e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental do 1° ao 5° ano, proporcionando aportes das necessidades cognitivas e contribuições na pesquisa na educação científica das crianças.

Experiências Em Ensino pretende ser uma fonte de análise e orientação para a investigação no ensino e aprendizagem das ciências naturais, entre as quais se destacam a química e a matemática, com as suas preocupações no CTS, na aplicação de conceitos para a sua abordagem à compreensão e revisão dos problemas socioambientais, a epistemologia da concepção e da prática docente e o papel do formador nas ações em sala de aula.

As dimensões pedagógica e didática da formação docente permitem que se tornem leituras de grande interesse para serem discutidas e argumentadas nessas áreas do conhecimento. Estes textos são o reflexo da cooperação entre pesquisadores.


Deixe uma resposta

Caroline De Goes Sampaio & Outras (Orgs.) – Experiências Em Ensino

Experiências Em Ensino pretende ser uma fonte de análise e orientação para a investigação no ensino e aprendizagem das ciências naturais

Caroline De Goes Sampaio, Maria Cleide Da Silva Barroso & Leidy Gabriela Ariza Ariza (Orgs.) - Experiências Em Ensino: Ciências E Matemática Na Formação De Professores Da Pós-Graduação Do IFCE

A formação de professores é um processo de reflexão, investigação e comprometimento. Por isto, este livro, Experiências Em Ensino: Ciências E Matemática Na Formação De Professores Da Pós-Graduação Do IFCE, leva-nos a compreender o exercício de pesquisadores preocupados com a compreensão da sala de aula, com o fortalecer do processo de formação de professores e discentes ao construir marcos teóricos e investigativos em torno da didática, com os conhecimentos e interações que ocorrem no ensino e aprendizagem geradas no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Experiências Em Ensino é dividido em três partes. A primeira discute pesquisa no ensino de química, na qual se elevam investigações em torno do diálogo entre os conhecimentos químicos e os aspectos que influenciam o contexto do aluno.

Na segunda parte, pesquisas no ensino da matemática, onde os pesquisadores abordam o conhecimento matemático em suas relações com a aprendizagem e ensino com a revisão didática de novos posicionamentos e metodologias.

A terceira e última parte, a pesquisa em ensino de ciências e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental do 1° ao 5° ano, proporcionando aportes das necessidades cognitivas e contribuições na pesquisa na educação científica das crianças.

Experiências Em Ensino pretende ser uma fonte de análise e orientação para a investigação no ensino e aprendizagem das ciências naturais, entre as quais se destacam a química e a matemática, com as suas preocupações no CTS, na aplicação de conceitos para a sua abordagem à compreensão e revisão dos problemas socioambientais, a epistemologia da concepção e da prática docente e o papel do formador nas ações em sala de aula.

As dimensões pedagógica e didática da formação docente permitem que se tornem leituras de grande interesse para serem discutidas e argumentadas nessas áreas do conhecimento. Estes textos são o reflexo da cooperação entre pesquisadores.


Deixe uma resposta


Desenvolvido pela Quanta Comunicação