Os Desafios Do Ensino De Matemática Na Educação Básica

O ensino das ciências e o ensino da matemática compartilham muitos valores e têm a enfrentar problemas e desafios em grande parte comuns. Entretanto, as diferenças que existem entre essas duas espécies de ensino justificam, por um lado, a publicação “Current Challenges in Basic Science Education”, e por outro, a presente obra.

Em particular, não está em debate a necessidade de um ensino de matemática para todos os alunos desde o início da escolaridade obrigatória, ao contrário do que se passa com o ensino de ciências. Esse ensino não é assegurado de maneira satisfatória, mas está acessível a todos os estudantes normalmente escolarizados.
Se a necessidade de um ensino de matemática na educação básica é um consenso, isso não significa que o próprio ensino não seja objeto de debate. As avaliações, tanto nacionais como internacionais, mostram que, ao final da educação básica, os conhecimentos e as competências matemáticas de muitos estudantes não são aqueles esperados. Além disso, as disparidades observadas entre países, assim como dentro de um mesmo país, são preocupantes. Mesmo entre os estudantes que obtêm resultados satisfatórios nas avaliações, muitos deles não apreciam tanto a matemática e não têm interesse em se dedicar a ela fora do espaço escolar. Essas constatações mostram que os objetivos almejados no Prefácio desta publicação estão longe de serem realizados, e que o grande número de crianças e jovens que ainda não estão na escola não é o único obstáculo à sua realização, mesmo que tal obstáculo seja real.
Nesse contexto, o resultado de um ensino da matemática de qualidade para todos não ocorre por si, e é um tema recorrente de debates. Portanto, consideramos importante precisar nossa posição sobre esse ponto, tomando em conta especialmente aquilo que, em nossas visões sobre matemática e seu ensino, assim como suas práticas educativas, com frequência torna uma educação matemática de qualidade para todos problemática.
Por exemplo, é reconhecido de forma unânime que a matemática é onipresente no mundo atual, principalmente nos objetos tecnológicos que nos cercam ou nos processos de troca e de comunicação; porém, em geral, ela é invisível. Essa invisibilidade torna problemática a percepção do interesse em se desenvolver uma cultura matemática, além da aprendizagem mais básica que envolve números, medidas e cálculos. É importante que a educação básica contribua para superar essa invisibilidade, especialmente porque as necessidades atuais do chamado letramento matemático vão além das exigências tradicionalmente associadas ao “saber calcular”.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Os Desafios Do Ensino De Matemática Na Educação Básica

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog