
A formação docente é um tema presente nas pesquisas da educação contemporânea, na medida em que é pensado como um processo de formação humana, que ocorre na interdependência da produção de conhecimentos e saberes em transformação contínua, constante nas dinâmicas vivenciadas pelos sujeitos em seus contextos de trabalho e vida em sociedade.
Esse processo, que dura toda a vida, compõe-se de tempos e espaços variados, caracterizando-se como imprescindível, uma condição legítima para o sujeito que deseja também, vivenciar a aprendizagem ao longo da vida.
Os processos de autoformação e autorreflexão presentes na formação docente são dependentes das possibilidades e desejos dos sujeitos, que compreendem a formação docente articulada às aprendizagens existentes nas vivências e experiências escolares e nas relações dos docentes com seus pares.
É nesse contexto, sustentado pelas abordagens teóricas do campo da Educação e da Arte, como também nas experiências pessoais da pesquisadora, que trago, neste relatório, ensaios reflexivos e conclusões resultantes de uma experiência de pesquisa vivenciada no contexto de trabalho da pesquisadora e de seus pares, a qual originou o texto ora apresentado.
A pesquisa Formação Docente E Autorreflexão Pela Arte: Práticas Pedagógicas Coletivas De Si Na Escola surgiu dos questionamentos da investigadora, a partir de reflexões vivenciadas com um grupo de professores através da experimentação de práticas artísticas e pedagógicas em processos de formação continuada na escola. Através de pesquisa-ação promovi a oxigenação e criação de espaços de experiência, de organização de processos de trabalho coletivo, reflexão e autoformação na escola.
No presente texto apresento a proposição de que as relações entre o saber de si e as vivências coletivas docentes possibilitam a reflexão sobre o ser docente.
