Personas Insólitas

Personas Insólitas demonstra que os recursos espaciotemporais utilizados na composição das personagens ficcionais geram efeitos estéticos e ideológicos.

Quais são as forças e partes motrizes da arquitetura no ser da linguagem persona literária? Que caminhos percorrer no labirinto das palavras literatura e das imagens em movimentos cinema para se chegar ao discurso? Como pensar a constituição da personagem na ficção literária ou fílmica que tem o medo e o insólito como sua base?

Esses questionamentos, para nós, fazem parte da edificação de um planejamento que toma como constitutivo o corpo da personagem e sua relação com o tempo e o espaço.

Mais especificamente, preferimos chamar de corpo espaço, em palavra composta, para indicar o entrelaçamento dessas duas estruturas, cuja construção mantém uma relação de interdependência e amálgama.

O espaço é entendido por intermédio de uma composição que abarca temporalidades, como entende Mikhail Bakhtin por meio das noções
de cronotopia e exotopia; e Michel Foucault, a partir das noções de
heterotopia e de heterocronia.

O corpo da personagem como força criadora se movimenta em um espaço que pode ser religioso, sagrado, profano, e até mesmo um espaço do outro mundo.

O corpo espaço da personagem na ficção do insólito é constituído por seu teor heterotópico: a materialidade corporal se desdobra em corpos duplos, vários corpos, corpos inesperados, dilatados segundo um espaço que lhe é ao mesmo tempo interior e exterior, presente, passado e futuro.

Ao evidenciarmos o corpo espaço, o domínio da ficção do insólito se amplia no contra espaço foucaultiano, quando o espaço comum se metamorfoseia em um espaço inesperado e insólito, no espaço liso e estriado deleuziano; quando o corpo acelera marcas do monstruoso, da deformação, da depravação, da anormalidade segundo a ordem social.

É importante, nessa perspectiva, investigar que recursos entram em jogo na composição das personagens de ficção, especialmente aqueles relacionados a dimensões espaciais e temporais.

Por intermédio dessa proposta, Personas Insólitas pretende demonstrar que os recursos espaciotemporais utilizados na composição das personagens ficcionais geram efeitos estéticos e ideológicos.

Posto isto, propomos em nosso Simpósio trabalhos que apresentem uma discussão sob essa perspectiva, tomando materialidades literárias e fílmicas da ficção do insólito.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Personas Insólitas

Personas Insólitas demonstra que os recursos espaciotemporais utilizados na composição das personagens ficcionais geram efeitos estéticos e ideológicos.

Quais são as forças e partes motrizes da arquitetura no ser da linguagem persona literária? Que caminhos percorrer no labirinto das palavras literatura e das imagens em movimentos cinema para se chegar ao discurso? Como pensar a constituição da personagem na ficção literária ou fílmica que tem o medo e o insólito como sua base?

Esses questionamentos, para nós, fazem parte da edificação de um planejamento que toma como constitutivo o corpo da personagem e sua relação com o tempo e o espaço.

Mais especificamente, preferimos chamar de corpo espaço, em palavra composta, para indicar o entrelaçamento dessas duas estruturas, cuja construção mantém uma relação de interdependência e amálgama.

O espaço é entendido por intermédio de uma composição que abarca temporalidades, como entende Mikhail Bakhtin por meio das noções
de cronotopia e exotopia; e Michel Foucault, a partir das noções de
heterotopia e de heterocronia.

O corpo da personagem como força criadora se movimenta em um espaço que pode ser religioso, sagrado, profano, e até mesmo um espaço do outro mundo.

O corpo espaço da personagem na ficção do insólito é constituído por seu teor heterotópico: a materialidade corporal se desdobra em corpos duplos, vários corpos, corpos inesperados, dilatados segundo um espaço que lhe é ao mesmo tempo interior e exterior, presente, passado e futuro.

Ao evidenciarmos o corpo espaço, o domínio da ficção do insólito se amplia no contra espaço foucaultiano, quando o espaço comum se metamorfoseia em um espaço inesperado e insólito, no espaço liso e estriado deleuziano; quando o corpo acelera marcas do monstruoso, da deformação, da depravação, da anormalidade segundo a ordem social.

É importante, nessa perspectiva, investigar que recursos entram em jogo na composição das personagens de ficção, especialmente aqueles relacionados a dimensões espaciais e temporais.

Por intermédio dessa proposta, Personas Insólitas pretende demonstrar que os recursos espaciotemporais utilizados na composição das personagens ficcionais geram efeitos estéticos e ideológicos.

Posto isto, propomos em nosso Simpósio trabalhos que apresentem uma discussão sob essa perspectiva, tomando materialidades literárias e fílmicas da ficção do insólito.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog