
A presente obra reúne um grupo de pesquisas desenvolvidas n’O IMAGINÁRIO – Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura, fundado em 2009, e na Linha de Pesquisa ‘Educação e Diversidade’ do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC), ambos vinculados à Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste.
O IMAGINÁRIO congrega pesquisadoras(es) que se interessam por estudos relacionados às intersecções entre Interculturalidades, Artes e Educação, temas também investigados na referida linha de pesquisa do PPGEduC. A partir de três linhas de pesquisa, ‘Imaginário, Educação e Cultura’, ‘Estética, Gênero e Subjetividade(s)’ e ‘Design, Cultura e Imagem’, as pesquisas elaboradas e aqui apresentadas tangenciam alguns dos assuntos, universos e perspectivas abordadas na última década no Grupo e nos últimos quatro anos no PPGEduC.
A obra reúne um conjunto de textos que perfaz o debate sobre fenômenos contemporâneos a partir de diferentes expressões artísticas, da estética, da cultura popular, das questões sobre gênero(s) e corpo(s), da Teoria do Imaginário, das sensibilidades e da educação. Assumindo o caráter transdisciplinar das discussões, os textos ressaltam importantes diálogos entre diferentes áreas do saber, teorias, métodos e abordagens que têm sido exploradas n’O IMAGINÁRIO.
Assim, o conjunto de textos a seguir apresentado perfaz o debate sobre fenômenos contemporâneos a partir de diferentes expressões artísticas, da estética, da cultura popular, das questões sobre gênero(s) e corpo(s), da Teoria do Imaginário e das sensibilidades. Assumindo o caráter transdisciplinar das discussões, os textos ressaltam importantes diálogos entre diferentes áreas do saber, teorias, métodos e abordagens que têm sido exploradas n’O IMAGINÁRIO e que permitem a leitura sensível dos fatos sociais estudados no Grupo a partir de um lócus interdisciplinar.
A obra se divide em três partes: a primeira, intitulada Questões Epistemológicas Sobre Imaginário E Sensibilidades;; a segunda Estética, Experiência E Corporalidades e a terceira Práticas E Pedagogias Culturais.
