
2017 é o ano em que Estudos Editoriais Vol. I, inaugura a Série Caleidoscópio que consiste na publicação de obras dedicadas às pesquisas sobre a área de edição, desenvolvidas a partir de textos provenientes de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dos acadêmicos de Comunicação Social – Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria. Assim, em comum acordo, o colegiado do Curso propõe a Série – ao longo de cada dois anos –, que permite contemplar a produção discente e sua respectiva orientação docente.
De maneira que esta publicação dispõe de 11 capítulos, que se debruçam sobre os mais diversos olhares referentes à edição, com o objetivo de registrar e, conjuntamente, instigar novas investigações e questionamentos. Ao longo do tempo, esta Área de caráter interdisciplinar e fortemente voltada para novas tecnologias tem se firmado, e vem ampliando, simultaneamente, o foco humanista e o de conteúdos transdisciplinares, que se encontram espraiados entre leitores, espectadores e internautas, conforme observa Nestor Canclini em livro homônimo.
Cabe salientar que, longe de restringir a produção aos textos aqui publicados, todas as pesquisas encontram-se disponíveis no site do Curso de Produção Editorial www.ufsm.br\producaoeditorial, junto aos trabalhos realizados, e que, por um motivo ou outro, não se encontram nessa coleção. Contudo, nem por isso deixam de apresentar ineditismo, temas instigantes e propostas relevantes, constituindo-se em Estado da Arte àqueles que se interessam pelo assunto.
Pergunta-se, então, por que a série intitula-se Caleidoscópio? Ora, porque ao ler este livro, o leitor encontrará o conteúdo de Produção Editorial conduzido sob bases, alturas, arestas, vértices, facetas diversas, tão imbricadas quanto as cores e os prismas vistos a partir de lentes em um caleidoscópio. Temas abordados sob a luz de um mercado em movimento, cada olhar trazendo combinações variadas de estudos editoriais, a fim de mostrar um recorte do leque de possibilidades em novos estudos no campo.
