
Políticas Públicas E Prática Docente Em Países Da América Latina é fruto de um conjunto de pesquisas realizadas no Brasil, em Cuba e no México, contando com equipes de diversas universidades e a participação de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, bem como pesquisadores com larga experiência em pesquisa nas áreas de Psicologia e Educação.
A obra conta como objeto de estudo as políticas públicas de educação das séries iniciais e analisa um conjunto de questões relacionadas à prática docente em cada um dos países participantes.
A partir dos marcos legais que constituem os rumos educacionais nos países e das influências políticas, econômicas, sociais e culturais presentes na política educacional latino-americana, os estudos aqui apresentados revelam as contradições e as possibilidades de enfrentamento realizadas nos distintos países, no que tange à luta por uma educação participativa, democrática, de qualidade social e para todos e todas.
Destaca-se como eixo organizador desta coletânea o método materialista histórico-dialético e a proposta da pesquisa-ação-participativa com professores das redes públicas de São Paulo (Brasil) e de Veracruz (México).
A avaliação dos sistemas educacionais na América Latina é tratada sob os enfoques da Psicologia e da História, além da Educação. Nos vários artigos do livro, são consideradas experiências e estudos de casos, além de propostas para a atuação nos sistemas educacionais visando melhorar a capacidade de geração de educadores e educandos com a densidade necessária ao enfrentamento da realidade de uma região que tanto sofre com a pobreza, corrupção, destruição do meio ambiente e o preconceito racial, dentre outros graves problemas.
O professor, o pesquisador ou mesmo o formulador de políticas públicas encontrará em Políticas Públicas E Prática Docente Em Países Da América Latina inúmeros exemplos úteis e necessários à criação de instrumentos necessários à formulação de políticas que tenham como objetivo transformar a realidade educacional dos países da América Latina.
