Repetição Em Diálogos

Repetição Em Diálogos aborda as estratégias de repetição lexical do português numa nova perspectiva linguistica em face dos estudos tradicionais da área.

O livro trata da repetição nos chamados D2 do projeto NURC, diálogos em que dois locutores foram convidados a conversar sobre subconjuntos preestabelecidos de temas afins. Mostra que, na estruturação discursiva da conversação, em diálogos dessa natureza, a progressão temática se deve à recorrência de termos, em diferentes planos e camadas de organização da fala.

E mais: ao observar que “o processo repetitivo é entendido como um sistema estável e coerente, orientado por propriedades de centração e de organização hierárquica” e ao considerar a repetição “estratégia de produção e de expansão semântica e sintática, ou seja, procedimento sistemático regular em diálogos tematicamente condicionados”, torna claro que a repetição (retomada de termos na conversação) é um procedimento multifuncional, fortemente icônico e metafórico, que reflete, na linguagem, processos cognitivos mais gerais do ser humano.

Este livro parece exemplo, em nossa bibliografia, de um desses momentos bastante raros, em que se encontram com propriedade os dados observados e uma teoria lingüística com abrangência explanatória capaz de abarcá-los e de interpretá-los de modo extremamente natural.

O grande mérito do trabalho é a naturalidade com que evidencia a gradual integração dos processos de repetição nas diversas camadas de estruturação discursiva, a naturalidade com que expõe as complexas funções da repetição, desde o plano de organização das unidades discursivas ao plano maior de arquiestruturação dos diálogos.

É ainda a naturalidade o traço que caracteriza, no livro, a intimidade com os numerosos casos de repetição observados e os princípios da teoria funcionalista givoniana utilizados para interpretá-los.

Nessa perspectiva, Mariangela nos oferece um trabalho maduro, elaborado com tal segurança, que se torna difícil distinguir se é a teoria funcionalista que lhe serve de arcabouço para o tratamento e a compreensão dos dados ou se os dados é que lhe apontam concepções funcionalistas como teoria abrangente e adequada ao tratamento das funções simbólico-discursivas e lingüístico-cognitivas da repetição.

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O livro trata da repetição nos chamados D2 do projeto NURC, diálogos em que dois locutores foram convidados a conversar sobre subconjuntos preestabelecidos de temas afins. Mostra que, na estruturação discursiva da conversação, em diálogos dessa natureza, a progressão temática se deve à recorrência de termos, em diferentes planos e camadas de organização da fala.

E mais: ao observar que “o processo repetitivo é entendido como um sistema estável e coerente, orientado por propriedades de centração e de organização hierárquica” e ao considerar a repetição “estratégia de produção e de expansão semântica e sintática, ou seja, procedimento sistemático regular em diálogos tematicamente condicionados”, torna claro que a repetição (retomada de termos na conversação) é um procedimento multifuncional, fortemente icônico e metafórico, que reflete, na linguagem, processos cognitivos mais gerais do ser humano.

Este livro parece exemplo, em nossa bibliografia, de um desses momentos bastante raros, em que se encontram com propriedade os dados observados e uma teoria lingüística com abrangência explanatória capaz de abarcá-los e de interpretá-los de modo extremamente natural.

O grande mérito do trabalho é a naturalidade com que evidencia a gradual integração dos processos de repetição nas diversas camadas de estruturação discursiva, a naturalidade com que expõe as complexas funções da repetição, desde o plano de organização das unidades discursivas ao plano maior de arquiestruturação dos diálogos.

É ainda a naturalidade o traço que caracteriza, no livro, a intimidade com os numerosos casos de repetição observados e os princípios da teoria funcionalista givoniana utilizados para interpretá-los.

Nessa perspectiva, Mariangela nos oferece um trabalho maduro, elaborado com tal segurança, que se torna difícil distinguir se é a teoria funcionalista que lhe serve de arcabouço para o tratamento e a compreensão dos dados ou se os dados é que lhe apontam concepções funcionalistas como teoria abrangente e adequada ao tratamento das funções simbólico-discursivas e lingüístico-cognitivas da repetição.

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