A Noção De Endoxa No Método Da Ethica Eudemia De Aristóteles

A Ethica Eudemia é um dos tratados que compõem a filosofia moral de Aristóteles. Comumente é lida como anterior à Ethica Nicomachea, com a qual compartilha três livros, embora isso não seja consensual entre os intérpretes.


Assumiremos como pressuposto para nossa análise a tese de Rowe (1988) e de Allan (1980), que assegura a anterioridade da Ethica Eudemia – o primeiro estudioso por razões de diferença de doutrina, principalmente no tratamento da noção de phronesis, que aparece em 1215b2, 1216a11 e 1216a37 com um uso ainda não técnico, indeterminado, dado que surge indicando a noção de sabedoria tanto como uma faculdade noética como moral.
Da parte de Allan (1980, p.316-22), a partir do método empregado no segundo livro da EE, chamado de “quasimatemático” e próximo do método Euclidiano, em que as definições se seguem cristalinamente uma assegurando as razões da outra, teríamos uma anterioridade por isso ser uma singularidade do tratado e estar próximo de uma compreensão do que é definir diferente da Nicomachea, na qual isso teria sido deixado de lado. Dado que isso é um de nossos pressupostos de análise, não cabe aqui maior exposição desse problema.
Nosso objetivo nesta monografia é, em última análise, delimitar uma concepção precisa de endoxa para compreender sua função no método da Ethica Eudemia.
Para isso tivemos de delimitar a análise da prescrição metodológica com a qual Aristóteles encerra o que chama de “preâmbulo à investigação” (1217a18-20) do primeiro livro. Apresentado nosso objetivo, faz-se necessário estabelecer certo aporte conceitual para que, ao fim desta monografia, possamos apresentar em detalhes a análise da prescrição metodológica de I 6. Limitaremos nossa análise essencialmente ao livro I da Ethica Eudemia. Porém, utilizarnos-emos de passagens de tratados tais como os Tópicos, os Segundos Analíticos e a Física, na medida em que estes são indispensáveis à formação e esclarecimento do quadro conceitual que aqui esboçaremos para poder compreender o método que Aristóteles apresenta-nos na Ethica Eudemia I 6.

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A Ethica Eudemia é um dos tratados que compõem a filosofia moral de Aristóteles. Comumente é lida como anterior à Ethica Nicomachea, com a qual compartilha três livros, embora isso não seja consensual entre os intérpretes.
Assumiremos como pressuposto para nossa análise a tese de Rowe (1988) e de Allan (1980), que assegura a anterioridade da Ethica Eudemia – o primeiro estudioso por razões de diferença de doutrina, principalmente no tratamento da noção de phronesis, que aparece em 1215b2, 1216a11 e 1216a37 com um uso ainda não técnico, indeterminado, dado que surge indicando a noção de sabedoria tanto como uma faculdade noética como moral.
Da parte de Allan (1980, p.316-22), a partir do método empregado no segundo livro da EE, chamado de “quasimatemático” e próximo do método Euclidiano, em que as definições se seguem cristalinamente uma assegurando as razões da outra, teríamos uma anterioridade por isso ser uma singularidade do tratado e estar próximo de uma compreensão do que é definir diferente da Nicomachea, na qual isso teria sido deixado de lado. Dado que isso é um de nossos pressupostos de análise, não cabe aqui maior exposição desse problema.
Nosso objetivo nesta monografia é, em última análise, delimitar uma concepção precisa de endoxa para compreender sua função no método da Ethica Eudemia.
Para isso tivemos de delimitar a análise da prescrição metodológica com a qual Aristóteles encerra o que chama de “preâmbulo à investigação” (1217a18-20) do primeiro livro. Apresentado nosso objetivo, faz-se necessário estabelecer certo aporte conceitual para que, ao fim desta monografia, possamos apresentar em detalhes a análise da prescrição metodológica de I 6. Limitaremos nossa análise essencialmente ao livro I da Ethica Eudemia. Porém, utilizarnos-emos de passagens de tratados tais como os Tópicos, os Segundos Analíticos e a Física, na medida em que estes são indispensáveis à formação e esclarecimento do quadro conceitual que aqui esboçaremos para poder compreender o método que Aristóteles apresenta-nos na Ethica Eudemia I 6.

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