Ações Inclusivas Na Academia

Ações Inclusivas na Academia: Professores Universitários Com Deficiência é oriundo de um instigante trabalho realizado por Mariana Pinkoski de Souza em 2015.

Ações Inclusivas Na Academia: Professores Universitários Com Deficiência é oriundo de um instigante trabalho realizado por Mariana Pinkoski de Souza em 2015, de sua pesquisa de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão no Centro Universitário Metodista - IPA.

Mariana Pinkoski de Souza empreendeu um esforço complexo e abrangente ao buscar entender os impactos que mudanças jurídicas, culturais e políticas ocorridas no Brasil, especialmente a partir da Constituição de 1988, influenciaram na abertura de processos de inclusão social. Seu estudo, observando o mundo do trabalho, realça aspectos que envolvem a inclusão dos deficientes docentes do Centro Universitário Metodista - IPA.

Sugestivamente, ao intitular seu estudo, Mariana já sinaliza o desafio que foi estudar processos de mudanças jurídicas e culturais que envolvem identidades e condições particulares de deficiência (motora, visual, auditiva). O estudo “A percepção de professores universitários com deficiência física, deficiência visual ou deficiência auditiva sobre o processo de inclusão na academia” é o resultado complexo de aproximações que envolvem o relato de quatro docentes do Centro Universitário Metodista - IPA, com aproximações e observações sobre mudanças culturais, arquitetônicas e logísticas promovidas pela Instituição e as percepções e sentimentos dos docentes entrevistados.

Mariana buscou, através de recursos qualitativos, situar as narrativas dos docentes entrevistados em categorias explicativas que pudessem dar conta das peculiaridades de cada deficiência, observando as estratégias comuns e diferenciadas de inclusão, devidamente pontualizadas por cada um dos entrevistados.

Ao mesmo tempo, a autora trabalhou com uma extensa bibliografia recente sobre o tema da inclusão no âmbito do trabalho. Ao fazê-lo, mostrou as potencialidades e as circunstanciais limitações da inclusão sem desconhecer os temas correlatos a esse processo inconcluso de integração social.

Ações Inclusivas Na Academia apresenta, ao final, um “guia de orientação”, propondo ajustes, melhorias e mudanças culturais facilitadoras para vivências inclusivas em ambientes laborativos variados.

A partir de sua experiência inicial no campo das ciências da saúde, Mariana Pinkoski de Souza ultrapassou os muros da sua graduação em fisioterapia, realizada na própria Instituição, para dialogar com áreas de conhecimento que envolvem a antropologia e a sociologia, adensando sua metodologia de estudo e ampliando o olhar compreensivo sobre as deficiências como uma condição humana.

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Mariana Pinkoski de Souza empreendeu um esforço complexo e abrangente ao buscar entender os impactos que mudanças jurídicas, culturais e políticas ocorridas no Brasil, especialmente a partir da Constituição de 1988, influenciaram na abertura de processos de inclusão social. Seu estudo, observando o mundo do trabalho, realça aspectos que envolvem a inclusão dos deficientes docentes do Centro Universitário Metodista – IPA.

Sugestivamente, ao intitular seu estudo, Mariana já sinaliza o desafio que foi estudar processos de mudanças jurídicas e culturais que envolvem identidades e condições particulares de deficiência (motora, visual, auditiva). O estudo “A percepção de professores universitários com deficiência física, deficiência visual ou deficiência auditiva sobre o processo de inclusão na academia” é o resultado complexo de aproximações que envolvem o relato de quatro docentes do Centro Universitário Metodista – IPA, com aproximações e observações sobre mudanças culturais, arquitetônicas e logísticas promovidas pela Instituição e as percepções e sentimentos dos docentes entrevistados.

Mariana buscou, através de recursos qualitativos, situar as narrativas dos docentes entrevistados em categorias explicativas que pudessem dar conta das peculiaridades de cada deficiência, observando as estratégias comuns e diferenciadas de inclusão, devidamente pontualizadas por cada um dos entrevistados.

Ao mesmo tempo, a autora trabalhou com uma extensa bibliografia recente sobre o tema da inclusão no âmbito do trabalho. Ao fazê-lo, mostrou as potencialidades e as circunstanciais limitações da inclusão sem desconhecer os temas correlatos a esse processo inconcluso de integração social.

Ações Inclusivas Na Academia apresenta, ao final, um “guia de orientação”, propondo ajustes, melhorias e mudanças culturais facilitadoras para vivências inclusivas em ambientes laborativos variados.

A partir de sua experiência inicial no campo das ciências da saúde, Mariana Pinkoski de Souza ultrapassou os muros da sua graduação em fisioterapia, realizada na própria Instituição, para dialogar com áreas de conhecimento que envolvem a antropologia e a sociologia, adensando sua metodologia de estudo e ampliando o olhar compreensivo sobre as deficiências como uma condição humana.

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