Uma Escuta Ética Do Cuidado Na Morte E No Morrer

Uma Escuta Ética Do Cuidado Na Morte E No Morrer aponta para as margens dos discursos emanados na busca de não-ditos, desditos, reditos e por dizer.

Numa visada levinasiana a única morte que pode importar é a do outro. A minha morte é um acontecimento para o qual não serei convidado. Mas o outro, posso assisti--lo em sua morte, posso cuidar dele em seu sofrimento.

Isso porque o outro, quase paradoxalmente, não me interessa. O outro não deve servir ao meu interesse, ao jogo de comércio ou guerra entre os seres (inter-esse, entre sendos).

O outro simplesmente me afeta, me desaloja, me toma por refém. Por via de consequência, devo responder ao outro, sou responsável por ele. Responsabilidade esta que se traduz em cuidado (cura em Heidegger), em ser por ele e para ele (o outramente-que-ser em Lévinas).

Esse rápido prolegômeno à Ética da Alteridade Radical visa lançar o leitor, menos familiarizado com a obra do filósofo franco-lituano Emannuel Lévinas, no face-a-face em que o Outro, como absolutamente outro, nos solicita a partir de uma altura ética tal que se aproxima da ideia de Infinito ou de Deus, como queiram. Ou seja, daquilo que não cabe na própria ideia que o tenta definir.

Ir na direção da ‘infinição’ é ter de haver-se com o outro em sua diferença, estranheza, alteridade, que requer sempre mais a não-indiferença em relação à sua diferença.

Como diz Juliana Lima, neste seu trabalho dissertativo, é dizer sim ao outro. E dizer sim ao outro exige esforço, trabalho, um desdobrar-se saindo de si mesmo na direção do outro. No âmbito do cuidado em saúde é fundamentalmente amparar e proteger o enfermo.

Espaços de discussão e formação são propostos pela autora, no intuito de superar as distâncias entre intenção e gesto na prática hospitalar com crianças com doença grave e sem possibilidade de cura.

Mas para isso foi necessário ouvir os outros (os membros das equipes) que se aproximam dessas crianças e sofrem com elas e por elas são afetados definitivamente.

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Numa visada levinasiana a única morte que pode importar é a do outro. A minha morte é um acontecimento para o qual não serei convidado. Mas o outro, posso assisti–lo em sua morte, posso cuidar dele em seu sofrimento.

Isso porque o outro, quase paradoxalmente, não me interessa. O outro não deve servir ao meu interesse, ao jogo de comércio ou guerra entre os seres (inter-esse, entre sendos).

O outro simplesmente me afeta, me desaloja, me toma por refém. Por via de consequência, devo responder ao outro, sou responsável por ele. Responsabilidade esta que se traduz em cuidado (cura em Heidegger), em ser por ele e para ele (o outramente-que-ser em Lévinas).

Esse rápido prolegômeno à Ética da Alteridade Radical visa lançar o leitor, menos familiarizado com a obra do filósofo franco-lituano Emannuel Lévinas, no face-a-face em que o Outro, como absolutamente outro, nos solicita a partir de uma altura ética tal que se aproxima da ideia de Infinito ou de Deus, como queiram. Ou seja, daquilo que não cabe na própria ideia que o tenta definir.

Ir na direção da ‘infinição’ é ter de haver-se com o outro em sua diferença, estranheza, alteridade, que requer sempre mais a não-indiferença em relação à sua diferença.

Como diz Juliana Lima, neste seu trabalho dissertativo, é dizer sim ao outro. E dizer sim ao outro exige esforço, trabalho, um desdobrar-se saindo de si mesmo na direção do outro. No âmbito do cuidado em saúde é fundamentalmente amparar e proteger o enfermo.

Espaços de discussão e formação são propostos pela autora, no intuito de superar as distâncias entre intenção e gesto na prática hospitalar com crianças com doença grave e sem possibilidade de cura.

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