
Mockups de habitações mínimas foram construídos por estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu entre 1991 e 2015, totalizando um conjunto de projetos e obras ainda não documentado, mas certamente definidor na formação de cada arquiteto egresso da escola.
A construção desses mockups compunha a etapa final de um exercício de projeto dado no primeiro ano do curso, na disciplina Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
O exercício completo tinha início com a elaboração individual de um projeto de habitação contido no espaço de um cubo com 4m de lado. Após a conclusão dessa etapa, dava-se a escolha de alguns projetos a serem detalhados para posterior execução na escala 1:1, utilizando-se como material sarrafo de madeira e papelão.
As várias etapas do exercício – desde a concepção espacial, passando pela discussão sobre o panorama de soluções encontradas, o detalhamento executivo dos projetos escolhidos, a organização e construção de uma obra com certo grau de complexidade e a percepção do espaço em suas reais dimensões – constituíam um conjunto interligado de ações para capacitar o estudante a atribuições diversas no campo da arquitetura.
4x4x4: Mockup De Habitação tem como ponto central apresentá-lo em seu formato recente, conforme recorte temporal estipulado convenientemente em função do contato possível com os alunos ainda presentes ou recém saídos da escola.
Deste modo, além de expor as prerrogativas e condutas do exercício, foi possível reunir o panorama da produção discente edificada entre 2012 e 2015.
Apesar da manutenção de diversas características, o exercício nem sempre foi conduzido de modo idêntico, tendo se modificado ao longo do tempo seja por iniciativa docente, seja por refletir questões pertinentes a cada momento de aplicação.
A memória do exercício é resgatada no texto 13 da Eneida de Almeida, As origens dos mockups, a partir de entrevistas realizadas com os professores idealizadores do exercício – Luiz Augusto Contier, Antonio Gil da Silva Andrade, Kátia Azevedo Teixeira e Shieh Shueh Yau.











