
Mesmo sabedores de que a Botânica toma parte do cotidiano das pessoas, de forma bastante efetiva – seja direta ou indiretamente, como no uso de alimentos, roupas, cosméticos ou farmacêutico – ainda nos deparamos com um grande distanciamento entre o que se aprende de Botânica e sua aplicação na realidade do aluno.
O que estamos fazendo de tão errado? Será a dificuldade em relacionar os conceitos estudados na Botânica com a realidade prática? Será o estudo de Botânica tão complicado que não conseguimos desenvolver em nossos alunos o desejo em conhecer e explorar mais o conteúdo? Ou será a Botânica uma área que pouco desperta a curiosidade e interesse dos alunos?
Esta obra, como o nome já sugere, não trata do estudo da Botânica em geral, pois este é muito vasto, mas constitui-se como um Manual de Botânica Criptogâmica por fazer uma síntese do conteúdo que aborda o conhecimento das plantas que não produzem flores e sementes (Criptógamas).
Trata-se de uma abordagem resumida e até comparativa entre alguns elementos representativos de cada grupo briofítico ou pteridofítico, os quais são trazidos esclarecimentos importantes, principalmente para aqueles que desejam conhecer mais, estudar, coletar, identificar e até desenvolver pesquisas com tais organismos criptogâmicos, os quais estão na escala basal da evolução dos vegetais.
Como já é de conhecimento de alguns, a Botânica é a ciência que trata do estudo dos organismos clorofilados em seus aspectos morfológicos, evolutivos, sistemáticos e fisiológicos, representando juntamente com a Zoologia e a Ecologia um dos grandes ramos da Biologia. O conteúdo de Botânica é esplêndido, gostoso de estudar, principalmente quando temos consciência sobre a importância das plantas para a vida terrestre.
Assim, este produto, constituindo-se de informações compiladas – e analisadas – de obras de diferentes autores, procura trazer uma abordagem simples e bem ilustrada dos dois grupos abordados, enfatizando o aspecto evolutivo dos seus componentes. Deste modo, representa uma excelente fonte de consulta.
A forma como está organizado o conteúdo, contendo práticas que podem ser realizadas tanto em laboratório quanto em sala de aula, além de chaves dicotômicas de identificação de Briófitas e Pteridófitas, torna este material uma fonte extra-valiosa para consulta não somente no estudo de Botânica Criptogâmica dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas e áreas afins.
