Escritas Reflexivas: Concepções, Pensamentos E Ideias não é um desses livros escritos com base em artigos de doze a quinze páginas, opulento de teorias, metodicamente formado por uma pesquisa construída ou em construção. Nele, os textos são reflexivos, apresentando apontamentos que encorajam o leitor a refletir cada escrita.
Os diversos autores que compõem Escritas Reflexivas foram desafiados a escrever um artigo em poucas laudas, dialogando apenas com um teórico. O objetivo é teorizar suas concepções, ideias e pensamentos a partir de um texto curto, porém, reflexivo, instigante e questionador.
Intitulado de Escritas Reflexivas por se tratar de escritos que moverão o leitor a refletir a partir de hipóteses, princípios, ideias e conceitos, redigidos por doutores, mestres, especialistas e graduandos que registraram seus conhecimentos a partir de um raciocínio que engloba temáticas diversificadas na atualidade.
Os textos foram escritos por profissionais de várias áreas do conhecimento, a saber: Biólogo (a), Enfermeiro (a), Historiador (a), Letrólogo (a), Matemático (a), Pedagogo (a) e Psicólogo (a).
A cada escrita expressamos reflexões, diálogos, questionamentos que possibilitarão o leitor a compreender a importância de ler escritas reflexivas impulsionadoras.
Na tessitura de seus textos, os diferentes artigos apresentam as narrativas dos/as autores/as. E nos surpreende mais perto do final, com o texto do organizador, com mais uma reflexão, dessa vez em coautoria com Efigênia Maria Dias Costa, intitulada – Reflexão sobre a Ecopedagogia: um diálogo acadêmico.
No presente livro também vamos encontrar reflexão, sobre a legislação educacional, como no texto de Cristiane do Nascimento Martins e Josilene Rodrigues da Silva acerca da lei n 11.947 (16 de junho de 2009), que se refere à distribuição da merenda escola, em caráter excepcional.
Mais uma vez, o que se observa é que a pandemia do Coronavírus (Covid-19) retoma antigas questões e reacendem as mesmas feridas do abandono da nossa população e da desigualdade social. Nos inquietando e provocando sobre qual o nosso papel como educadores e afinal, qual a função nos dias de hoje, da escola pública?