Informação, Conhecimento E Ação Ética

A presente coletânea tem como eixo central uma reflexão sobre temas e problemas concernentes à relação entre informação, conhecimento e ação ética.

A presente coletânea tem como eixo central uma reflexão sobre temas e problemas concernentes à relação entre informação, conhecimento e ação ética, reflexão essa realizada principalmente em uma perspectiva filosófica interdisciplinar que envolve a Filosofia, a Arte, a Ciência da Informação, a Neurociência, a Biologia e a Psicologia.

Destacam-se os temas da relação entre liberdade, determinismo e responsabilidade moral; do ficcionalismo moral; da relação entre imaginação e responsabilidade moral; do papel das novas tecnologias informacionais na constituição de uma ética intercultural e reflexões sobre a identidade pessoal.

No que se refere aos problemas investigados, são levantados questionamentos tais como:
Qual é a relação entre informação e ação?
É possível uma ética intercultural fundada nos processos de auto-organização dos meios digitais?
Podem a Filosofia e a Arte nos auxiliar no estabelecimento de novas diretrizes para a ética na contemporaneidade?
A abordagem filosófico-interdisciplinar contribui para a compreensão da ação ética?

Longe de responder tais interrogações, Informação, Conhecimento E Ação Ética propõe uma reflexão coletiva sobre instigantes problemas da contemporaneidade. Os textos que a constituem estão divididos em duas seções.

A primeira parte, denominada Informação, Auto-organização e Ação Ética compreende os trabalhos de Antonio Trajano Menezes Arruda; Rafael Capurro; Wilson Mendonça e Idia Laura Ferreira; Maria Clara Dias; Maria Eunice Q . Gonzalez, Mariana C. Broens & Willem Haselager; Alfredo Pereira Junior e Marcos Antonio Alves, os quais compõem, respectivamente, os artigos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

A segunda parte de Informação, Conhecimento E Ação Ética, intitulada Temas da História da Filosofia para se pensar a ação ética, reúne os capítulos 8, 9, 10, 11, 12 e 13 de autoria de Lucio Lourenço Prado, Ricardo Pereira Tassinari e Ítala Loffredo D’Ottaviano; Ramon Capelle de Andrade e Ítala Loffredo D’Ottaviano; Reinaldo Sampaio Pereira, Ana Portich e Clelia Ap. Martins, respectivamente.

Nesta seção, são analisados e discutidos temas, a partir das perspectivas lógica e histórico-filosófica, como os da relação entre conhecimento e ação; a autodeterminação lógica do pensamento; as implicações da interação matéria/forma; as características específicas da moderna poética da tragédia e as noções transcendental e psicossocial de identidade.

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Destacam-se os temas da relação entre liberdade, determinismo e responsabilidade moral; do ficcionalismo moral; da relação entre imaginação e responsabilidade moral; do papel das novas tecnologias informacionais na constituição de uma ética intercultural e reflexões sobre a identidade pessoal.

No que se refere aos problemas investigados, são levantados questionamentos tais como:
Qual é a relação entre informação e ação?
É possível uma ética intercultural fundada nos processos de auto-organização dos meios digitais?
Podem a Filosofia e a Arte nos auxiliar no estabelecimento de novas diretrizes para a ética na contemporaneidade?
A abordagem filosófico-interdisciplinar contribui para a compreensão da ação ética?

Longe de responder tais interrogações, Informação, Conhecimento E Ação Ética propõe uma reflexão coletiva sobre instigantes problemas da contemporaneidade. Os textos que a constituem estão divididos em duas seções.

A primeira parte, denominada Informação, Auto-organização e Ação Ética compreende os trabalhos de Antonio Trajano Menezes Arruda; Rafael Capurro; Wilson Mendonça e Idia Laura Ferreira; Maria Clara Dias; Maria Eunice Q . Gonzalez, Mariana C. Broens & Willem Haselager; Alfredo Pereira Junior e Marcos Antonio Alves, os quais compõem, respectivamente, os artigos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

A segunda parte de Informação, Conhecimento E Ação Ética, intitulada Temas da História da Filosofia para se pensar a ação ética, reúne os capítulos 8, 9, 10, 11, 12 e 13 de autoria de Lucio Lourenço Prado, Ricardo Pereira Tassinari e Ítala Loffredo D’Ottaviano; Ramon Capelle de Andrade e Ítala Loffredo D’Ottaviano; Reinaldo Sampaio Pereira, Ana Portich e Clelia Ap. Martins, respectivamente.

Nesta seção, são analisados e discutidos temas, a partir das perspectivas lógica e histórico-filosófica, como os da relação entre conhecimento e ação; a autodeterminação lógica do pensamento; as implicações da interação matéria/forma; as características específicas da moderna poética da tragédia e as noções transcendental e psicossocial de identidade.

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