A série Cadernos de Tecnologia tem por característica apresentar temas relevantes das áreas técnicas do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT) relacionados a demandas atuais e emergentes da sociedade brasileira.
No primeiro Caderno, publicado em 2005, foi abordado o tema DME: O Combustível do Futuro. O éter dimetílico (DME), além de representar um importante segmento de trabalho no INT, representa expressivo componente em nossa matriz energética.
Assim, apresentamos neste segundo volume uma problemática que se encontra na pauta das principais discussões globais, trazendo uma série de repercussões para diversos setores da indústria e da economia: as mudanças climáticas.
A publicação visa disponibilizar dados capazes de subsidiar decisões estratégicas de gestores e orientar os pesquisadores que possam contribuir no desenvolvimento de tecnologias capazes de minimizar os problemas decorrentes do mencionado aquecimento global.
O volume também serve à sociedade em geral, no sentido da divulgação científica, revelando os problemas detectados pelos cientistas e relacionando possibilidades para minimizá-los através da tecnologia e inovação.
O Caderno descreve claramente as questões da ciência do clima com embasamentos do relatório do IPCC. Faz uma passagem sobre as negociações internacionais sobre o tema, um guia rápido sobre um dos mecanismos do Protocolo, o MDL e finaliza com uma breve informação sobre o mercado internacional do carbono.
Essa visão geral sobre mudança do clima, a Convenção-Quadro, o Protocolo de Quioto e o MDL que este Caderno de Tecnologia nos oferece só vem a corroborar com a assinatura desses acordos internacionais, ajudando a cumprir uma das obrigações dentro da Convenção, a de promover e facilitar a conscientização pública e o acesso público a informações sobre o tema.
Assim, também entendo que esta publicação contribuirá de modo significativo para uma maior conscientização sobre os projetos no âmbito do MDL, aumentando as possibilidades de identificação de atividades concretas que gerem reduções de emissões de gases de efeito estufa de forma sustentável e auxiliando no desenvolvimento de um maior número de projetos no âmbito do mecanismo.