A indicação de imagem positiva da Região Nordeste do Brasil a partir do final dos anos 1980, associada à possibilidade de exploração turística das paisagens litorâneas tropicais, induz políticas de desenvolvimento econômico cujos desdobramentos se dão, grosso modo, na estruturação das metrópoles nordestinas, cujos desdobramentos levaram a reestruturações no mercado imobiliário, na economia de serviços e na ênfase de políticas territoriais voltadas para uma maior competitividade urbana, com as demais metrópoles nordestinas. Nasce, dessa forma, a metáfora da Cidade do Sol, a destoar de quadro preexistente, no qual a atividade turística era pouco dinâmica e não devidamente contemplada nas políticas de desenvolvimento econômico.
Em conformidade com citada valorização, as metrópoles litorâneas nordestinas transformaram-se em pontos de recepção e de distribuição do fluxo turístico, colocando os espaços litorâneos de todos os municípios sob a dependência direta das capitais e sem a dependência direta do polo metropolitano, relativizando a importância das sedes municipais que compõe a Região institucionalizada. Efetiva-se uma dominação paralela à zona de praia, baseada em vultosos investimentos motivados pelo interesse turístico associado ao imobiliário. Nessa perspectiva, o espaço litorâneo se transforma em mercadoria nobre, justificando modificações socio-espaciais a implicar na ocupação do território por novos atores e na expulsão gradativa dos habitantes tradicionais cujo poder de mobilização é reduzido ou inexistente.
Tal articulação do turismo com o imobiliário, e seu desdobramento socio-espacial na metrópole, motivou desenvolvimento de estudo comparativo entre as regiões metropolitanas nordestinas onde o fenômeno se mostra mais dinâmico: Regiões Metropolitanas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador.
“Turismo e Imobiliário nas Metrópoles”, consiste em um ensaio realizado por um conjunto de pesquisadores preocupados em lidar com um tema contemporâneo. Algo que não se esgota na presente obra, posto se tratar de um fenômeno recente cuja discussão apenas se inicia no Nordeste brasileiro. A obra estrutura-se em três partes: “Parte I – Turismo no Nordeste Brasileiro”, “Parte II – Configuração Espacial e Modificações no Território Metropolitano”, “Parte III – Imobiliário Turístico e Investimentos Privados”.
Turismo E Imobiliário Nas Metrópoles
- Economia, Turismo, Urbanismo
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