![Os trabalhos científicos apresentam temas centrais trabalhados nas disciplinas, a saber de Direito Ambiental, Sustentabilidade e Transnacionalidade.](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2019/11/discuss%C3%B5es-sobre-o-meio-ambiente-sustentablilidade-e-transnacionalidade.png?w=800&ssl=1)
A presente obra envolve uma coletânea de artigos científicos produzidos pelos alunos do Curso de Mestrado em Ciência Jurídica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (PPCJ) da Universidade do Vale do Itajaí-Univali, na disciplina Teoria Jurídica e Transnacionalidade, ministrada por mim.
Assim como vincula-se aos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa: “Estado, Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade” cadastrado no CNPq e, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (PPCJ) da Universidade do Vale do Itajaí – Univali.
Os debates e estudos seguiram as metas do Projeto de Pesquisa sob minha coordenação, intitulado “Análise comparada dos limites e das possibilidades da avaliação ambiental estratégica e sua efetivação com vistas a contribuir para uma melhor gestão ambiental da atividade portuária no Brasil e na Espanha”, aprovado pelo CNPq com fomento por meio do MCTI/CNPq – CHAMADA UNIVERSAL (Edital nº. n. 14/2014).
Os trabalhos científicos produzidos pelos mestrandos apresentam como fio condutor os temas centrais trabalhados nas disciplinas, a saber de Direito Ambiental, Sustentabilidade e Transnacionalidade, busca-se pela relação de
tais temáticas com vistas a contribuições para a discussão da sociedade complexa que se vive na atualidade.
Os trabalhos científicos produzidos pelos mestrandos, apesar de versarem sobre temas distintos, apresentam alguns pontos em comum. Dentre eles, destacam-se a abordagem transnacional e a inclusão da sustentabilidade como fio condutor das pesquisas promovidas.
Esta obra traz uma ampla gama de temas de pesquisa e da maior relevância, que deverá persistir como preocupação e objeto de estudo do Direito nos próximos anos a fim de alcançar uma efetiva tutela.
![](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2016/11/pdf.jpg?resize=55%2C94&ssl=1)