
Tecnologias – digitais ou não – são concepções humanas e como tais, investidas de valores sociais implícitos e explícitos a partir de suas representações e de seus usos.
Ao longo do século XX consolidou-se um estereótipo da ciência e tecnologia (C&T) do laboratório como campos afastados da sociedade e que apresentavam características quase mágicas.
Os laboratórios e seus caros e equipamentos eram representados em livros, filmes e séries como ambientes herméticos nos quais poucos iniciados tinham os conhecimentos necessários para manipular suas engrenagens e circuitos.
Assim como a tecnologia se revestiu com ar de mistério o trabalho do cientista também era comumente retratado como envolto em complicadas elucubrações, em geral em solidão e muitas vezes excêntrico.
Por sua vez, à medida que as tecnologias se incorporam na sociedade e se sofisticam, ao ponto de se tornarem essenciais, muitas das tecnologias também assumem um caráter “esotérico” e indecifrável ao cidadão comum, constituindo-se “caixas pretas” acessíveis apenas a um seleto grupo que as originaram.
Tal percepção pode levar a um entendimento de muitos estudantes e profissionais de que o acesso é naturalmente obtido através do domínio técnico – uma visão tecnicista – não percebendo sua estrutura política, social e cultural que envolvem essas tecnologias.
Em busca de um novo olhar que o Programa de Extensão dTEC – Diálogos com Tecnologias – foi criado em 2017. Pensado como um espaço de debates com a comunidade acadêmica, o dTEC tem procurado incentivar atividades – como palestras – que proporcionem reflexões e críticas sobre o papel das tecnologias e suas representações em nossa sociedade, visando construir novos saberes para uma visão transformadora do mundo do trabalho.
Os artigos aqui compilados variam em termo de composição e estilo: alguns textos apresentam linguagem e estrutura relativas a metodologias científicas; outros textos já se aproximam mais do modelo de relato no qual as experiências de vida são utilizadas como exemplos de trajetos percorridos.
